23/04/2021 às 16:10

Das plataformas do Defer para o pré-olímpico do Japão

Com apoio do Bolsa Atleta, saltadora do Distrito Federal participa da seleção para a maior competição do mundo

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Primeiro título nacional da saltadora foi aos 9 anos

São eles Luis Felipe Moura, Kawan Figueredo Pereira e Luana Lira, que integram a seleção brasileira de saltos ornamentais e representam o Instituto Pro Brasil, que tem como uma de suas bases de treinamento o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). “Conto com a melhor estrutura para a preparação de um atleta em saltos ornamentais, tenho o melhor técnico, a melhor equipe multidisciplinar e os melhores equipamentos”, diz a jovem que considera as estruturas de Brasília adequadas para a modalidade.

O Distrito Federal também concentra as maiores fontes de inspiração da saltadora e o importante apoio de programas da Secretaria de Esporte e Lazer. “Tive a oportunidade de participar de várias competições importantes para minha carreira internacional devido ao Compete Brasília. E com a ajuda do Bolsa Atleta, eu consigo custear meus suplementos, vitaminas e materiais para a minha preparação. Os dois programas, na minha opinião, são indispensáveis para o meu desenvolvimento como atleta”.

Antes de mergulhar nos saltos ornamentais, Anna Lúcia se arriscou em modalidades como o balé e a ginástica acrobática. Hoje a rotina de treinamento, em dois períodos, inclui exercícios físicos e atendimento à equipe multidisciplinar. Para manter a disciplina e o foco no trabalho dentro da piscina, o apoio de amigos e familiares se mostra muito importante em todo o processo. “Quando vou para competições, eu sempre recebi muito incentivo, muita força, e, quando volto, sou acolhida independente do resultado”, agradece.

*Secretaria de Esporte e Lazer