Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/05/2021 às 16:22, atualizado em 05/05/2021 às 12:52
Equipe do pronto-socorro do Hospital da Região Leste, no Paranoá, toca músicas preferidas e recebe mensagens destinadas aos pacientes
Para levar mais afeto aos pacientes internados com covid-19 neste momento tão difícil, longe da família e sem contato físico na unidade hospitalar, o Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, desenvolveu o projeto HRL por você, para você, idealizado pela equipe de enfermagem do pronto-socorro (PS).
Uma caixinha foi colocada à disposição dos familiares, na recepção do hospital, para que deixem cartas aos pacientes. E foi personalizada com os dizeres “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. No local estão disponíveis canetas e papéis coloridos para que parentes e amigos deem seu toque pessoal à carta. Diariamente, o correio do PS recolhe o material e faz a entrega aos seus queridos destinatários.
“Queremos também que os familiares percebam nossa assistência afetiva e tenham o sofrimento pela distância dos entes queridos amenizado” Cláudia Maria Joffily, gerente de Emergência do Hospital Regional Lestedireita
Retorno positivo
Segundo a gerente, o retorno tem sido muito positivo tanto para os pacientes quanto para os servidores. “Os pacientes ficam felizes, emocionados. Isso traz um incentivo ao tratamento e afeta diretamente a recuperação deles”, diz. Além disso, ameniza também o dia a dia de trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente. “Os servidores ficam motivados, pois temos mais de um ano de pandemia e a equipe está exausta”, desabafa.
Os familiares foram avisados sobre a ação e ficaram satisfeitos em saber do acolhimento. “Esperamos que os pacientes se sintam abraçados, cuidados e que a solidão típica do tratamento hospitalar da covid-19 seja diminuída”, destaca Cláudia. “Queremos também que os familiares percebam nossa assistência afetiva e tenham o sofrimento pela distância dos entes queridos amenizado”, finaliza.
Decoração colorida, carinho e afeto
Além dessas ações, outras ideias surgiram para ampliar o atendimento humanizado no local. A equipe está implementando o prontuário afetivo – que, além dos dados do paciente, traz músicas preferidas, time do coração e outras informações sobre a personalidade.
Pelos corredores, uma decoração colorida com flores e luzes alegra o ambiente. Quem passa pela saída da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), pode ver um quadro em que constam as iniciais de pacientes que tiveram alta e venceram a covid. A enfermaria do andar que também possui pacientes em tratamento para a covid-19 recebeu decoração diferenciada, com palavras de força para quem está chegando.
Durante as refeições, mensagens de “bom dia”, “boa recuperação” e palavras motivadoras como “força”, “fé”, “esperança” e “saúde” são colocadas nas bandejas de refeições para os pacientes como forma de levar ânimo.
Para os que estão atuando na linha de frente, as chefias, a direção do hospital e os gerentes prepararam uma homenagem: um mural com os nomes de cada um e palavras de agradecimento pelo trabalho e dedicação durante a pandemia. Um outro cantinho foi montado com fotos da equipe.
Confira o vídeo:
*Com informações da Secretaria de Saúde