10/05/2021 às 11:57, atualizado em 10/05/2021 às 15:02

Avenida L2 Sul passa por manutenção asfáltica

Operação Tapa-Buraco já passou em mais de 2 km da via. Foram usadas 26,8 toneladas de asfalto para dar mais conforto e segurança à população

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O passo inicial de um tapa-buraco é dado com a fresagem, que consiste no recorte da camada da pista danificada por meio de um potente rolo rotativo

O processo de tapar buraco no asfalto deteriorado exige dinâmica complexa, maquinário pesado e profissionais especializados. Daí a necessidade de interrupção de parte do tráfego. Foi o que aconteceu na altura da 604/605 da L2 Sul. A manobra preventiva não chegou prejudicar totalmente o fluxo de carros, que transitaram sem engarrafamento no local.

O passo inicial de um tapa-buraco é dado com a fresagem, que consiste no recorte da camada da pista danificada por meio de um potente rolo rotativo. A etapa seguinte é fazer a limpeza total do trecho fresado para que a aplicação do asfalto pronto seja espalhada de maneira uniforme. A última fase é compactar a região com placa vibratória ou rolo compressor. “Só aqui, nesse trecho, foram fresados oito trechos bastante detonados”, detalha o supervisor de obras da Novacap, Vicente Alves Cordeiro, há 30 anos na empresa.

Há mais de um ano trabalhando com entrega de alimentos via aplicativo, o motociclista, Lucas William de Oliveira, 27 anos, conhece bem as vias do Plano Piloto. O profissional que ganha a vida sob duas rodas, admite que a manutenção das ruas da área central da cidade é essencial.

“Perdi as contas de quantos amortecedores da minha moto já estourei por causa dos buracos, sem falar dos pedidos dos clientes que reviravam com o baque das ruas desniveladas”, revela. “Com o asfalto liso, sem altos e baixos, fica mais fácil de transitar pela cidade, mais seguro, inclusive”, comenta.