22/05/2021 às 14:26, atualizado em 23/05/2021 às 18:45

Missa reúne devotos do Espírito Santo em Planaltina

Devido à pandemia, organizadores da Festa do Divino priorizam caridade ao próximo com distribuição de cestas básicas

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Cerca de 400 pessoas assistiram, na manhã deste sábado (22), à Missa da Alvorada, na secular Igreja Matriz de São Sebastião, em Planaltina, dando seguimento à Festa do Divino Espírito Santo, um período de fé e devoção da comunidade ao Excelso Paráclito. Devido à pandemia, o número de pessoas foi limitado a 50% da capacidade do local.

Para manter o distanciamento em função da pandemia, a igreja disponibilizou apenas metade de sua capacidade

Paco Britto se referiu à segunda maior celebração local da Igreja Católica na cidade, atrás apenas da Via Sacra realizada na Semana Santa, durante a Páscoa, no Morro da Capelinha. Todo ano, milhares de fiéis participam dos festejos da Festa do Divino Espirito Santo.

Nascido em Planaltina, o técnico em radiologia, Rogério Sizenando, 45 anos, aguardava o início da missa sentado, ao lado da família, em um dos bancos da igreja, especialmente decorada para a ocasião, mas respeitando todas as normas sanitárias para evitar o contágio da covid-19. “É uma cidade religiosa, histórica e católica. É a cidade-mãe [do Distrito Federal]. E a festa representa harmonia”, avaliou Sizenando, que também trabalha como um dos cozinheiros voluntários da festa.

Devido à pandemia, a cidade teve que se reinventar para preservar uma tradição de 139 anos. A Festa do Divino Espírito Santo recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa.

Para se ter uma ideia do sucesso da festa, em 2019, sem a pandemia, por volta de 1.500 pessoas trabalharam durante o evento, que envolve, em tempos normais, mais de 50 mil pessoas de toda a cidade, de crianças até a terceira idade. Neste ano, a caridade esteve presente com o trabalho de 200 voluntários.

Homenagem à Nossa Senhora

Frequentadora assídua da Igreja Matriz, no grupo de Renovação Carismática da Igreja Católica, a cabeleireira Júlia Pereira da Costa, 69 anos, mora há 50 anos em Planaltina. Neste sábado, após ter sua temperatura medida na entrada da igreja, declarou que a Missa da Alvorada é “muito especial, pois é uma coisa linda de Deus”.

O ápice da festa, após nove dias de preparação com novenas e a iniciativa de levar os símbolos da festa às casas dos fiéis, por causa da pandemia, será a realização, neste domingo (23), da Missa de Pentecostesdireita

Devota de Nossa Senhora, Júlia permaneceu concentrada durante a homilia do padre Paulo Renato, que falou sobre as virtudes e a missão da santa Mãe de Jesus, “uma mulher simples e humilde”, que é um exemplo a todas as pessoas para alcançar a maturidade humana, ao mostrar sua “elegância espiritual ao receber a graça de Deus”. A equipe dos festejos fez ainda uma homenagem, com flores e um emocionante texto, em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida, ao som da canção de Nossa Senhora, de Roberto Carlos.

Ao final da cerimônia, os organizadores e fiéis seguiram para uma carreata pelas ruas da cidade. Antes, foram realizadas as bênçãos das bandeiras, na Praça da Igrejinha de São Sebastião.

O ápice da festa, após nove dias de preparação com novenas e a iniciativa de levar os símbolos da festa às casas dos fiéis, por causa da pandemia, será a realização, neste domingo (23), da Missa de Pentecostes.

A festa

Planaltina, a mais antiga cidade do Distrito Federal, celebra todo ano a Festa em Honra e Louvor ao Divino Espírito Santo nas sete paróquias locais. A tradição envolve famílias pioneiras da cidade, cujos festejos tiveram início na Paróquia São Sebastião, época em que Planaltina ainda era cidade do estado de Goiás.

Com o tempo, a festa ganhou notoriedade e atualmente integra o Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. A fé ao Excelso Paráclito é passada dos pais para os filhos. A Festa do Divino é patrimônio cultural imaterial do DF desde 17 de maio de 2013, de acordo com o Decreto n° 34.370.

Feira do Produtor

Após a missa, em mais uma ação contra a covid, o vice-governador Paco Britto, sua mulher Ana Paula Hoff, e a equipe do Comitê Todos Contra a Covid seguiram para a feira do produtor da cidade, a fim de distribuir 240 unidades de álcool gel 450 ml aos feirantes e frequentadores. O vice-governador é o coordenador do Comitê.