Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/05/2021 às 16:43, atualizado em 26/05/2021 às 16:04
A cidade possui o melhor clima para o cultivo da fruta, segundo a Emater-DF
Brazlândia é o maior centro produtor agrícola de morango, goiaba e hortaliças. Em pouco tempo, a uva também poderá entrar nesse portfólio. Para incentivar produtores rurais da região na produção da fruta, o administrador da cidade, Jesiel Costa Rosa, organizou uma reunião para debater o panorama do cultivo de uva no DF, seus desafios e oportunidades.
Brazlândia é a maior produtora de goiaba e de morango do Centro-Oeste. Além disso, produz hortaliças e é o local mais adequado para se implantar o projeto de cultivo da uva. Para o secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles, “as parreiras geram emprego e renda. O emprego e renda geram desenvolvimento local. Em pouco tempo, seremos vitoriosos nesse propósito e vamos realizar aqui a Festa da Uva, pois a vocação da cidade é produzir”.
Vagno Ribeiro de Almeida (39), e a esposa, Loisilene Santos de Souza, que são produtores rurais e moram na cidade há 15 anos, já aprovaram a ideia. A família trabalha no cultivo de hortaliças, frutas e de mudas para o reflorestamento do Assentamento Canaã, onde moram, e estão com muita expectativa de começarem na produção de uva.
“Tenho um pé de uva faz 10 anos e com as frutas dele faço vinho para o consumo da família, vai ser um sonho aumentar a produção de uva e de vinho”Dona Lindaura, produtora ruralesquerda
“Vejo que é um grande aprendizado para os agricultores de Brazlândia. Aqui podemos plantar de tudo. Todas as novidades que ajudem a aumentar e diversificar nossas atividades são muito atrativas. Isso é um projeto que vai dar certo para os produtores e vamos ficar todos felizes”, disse Vagno.
Dona Lindaura, 83 anos, também é produtora rural da região. Ela tem um pé de uva no seu terreno e está muito ansiosa para aumentar a produção. “Acho maravilhoso, sempre sonhei com plantação de uva. Tenho um pé de uva faz 10 anos e com as frutas dele faço vinho para o consumo da família, vai ser um sonho aumentar a produção de uva e de vinho”, disse, orgulhosa.
*Com informações da Secretaria de Turismo