28/05/2021 às 20:10

Reunião da Comissão de Emergências Ambientais no aterro

O grupo fez visita guiada e tratou de EPIs. O objetivo é desenvolver ações de prevenção e resposta rápida para imprevistos com produtos perigosos

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CD-PR2) do Distrito Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (28), a primeira reunião extraordinária de 2021. O encontro aconteceu no aterro sanitário, em Samambaia.

Em visita ao aterro sanitário, integrantes da comissão conheceram como se dá a destinação final dos resíduos sólidos no Distrito Federal e o tratamento de chorume

Permanente 

A CD-PR2 é uma comissão permanente, criada por meio de decreto e tem como objetivo desenvolver ações de preparação, prevenção, e resposta rápida para situações de emergência ambiental com produtos perigosos. Prevê a capacitação de servidores dos órgãos, desenvolvimento de ações como barreiras de fiscalização, aquisição conjunta de materiais, equipamentos, insumos e serviços para atendimento a emergências, bem como a elaboração de um Plano Distrital que defina a atribuição de cada instituição nas situações de emergência. E ainda o mapeamento de áreas de risco no DF, entre outras iniciativas.

Participaram da reunião, além dos representantes do Brasília Ambiental, representantes do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar, Defesa Civil, SLU, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), DER, Secretaria de Agricultura (Seagri), Caesb, Secretaria de Saúde e Ibama. A Comissão vai se reunir novamente no dia 18 de junho.

*Com informações do Brasília Ambiental