29/05/2021 às 09:19, atualizado em 29/05/2021 às 09:37

Robótica, um reforço que estimula e prepara para o futuro

Centro Educacional 07 de Taguatinga adquire equipamentos tecnológicos para incentivar aprendizagem de alunos

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Os 450 alunos do Centro Educacional 07, em Taguatinga Norte, vão encontrar novos recursos para o aprendizado em tecnologia quando as aulas presenciais voltarem. A pedido dos professores da escola, a Coordenação Regional de Ensino adquiriu equipamentos para os estudantes desenvolverem projetos de robótica em oficinas que ocorrem no contraturno escolar. Com os novos instrumentos, que custaram R$ 20 mil, ficará ainda mais divertido aprender sobre tecnologia, automação e até matemática.

Edmilson de Melo e Silva (à esquerda), responsável por uma das oficinas: “Agora os estudantes ficarão mais motivados e levarão mais a sério”

Três oficinas – Jogos Digitais e Robótica, Informática e Matemática e Jogos, totalizando com 350 alunos matriculados – vão utilizar diretamente os equipamentos. O material está disponível a todos os estudantes, que, orientados pelos professores, poderão propor projetos e ideias.

O aprendizado oferecido nas oficinas envolve tecnologia com outras disciplinas, como a matemática. “Meu objetivo é mostrar que a matemática não está apenas nos cálculos e nos problemas propostos usualmente, mas ensinar como ela se aplica ao nosso dia a dia”, afirma Lukas. “E uma das formas de mostrar isso é com a tecnologia. Até a modelagem para impressão 3D utiliza cálculos matemáticos.”

Segundo o professor responsável pela oficina de Jogos Digitais e Robótica, Edmilson de Melo e Silva, as oficinas existem há cerca de quatro anos; mas sem os equipamentos, eram utilizados materiais improvisados, como peças de computadores recicladas.

A escola tem dois kits lego robótica educacional. “Agora os estudantes ficarão mais motivados e levarão mais a sério”, prevê. Os projetos práticos com os alunos estão previstos para o segundo semestre, com o retorno das aulas presenciais, mas os professores pretendem fazer algumas experiências durante as aulas on-line ainda no primeiro semestre.