Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/06/2021 às 19:58
Objetivo é que elas fiquem mais próximas dos filhos internados na UTI neonatal
As mães de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) agora terão mais privacidade, conforto e acolhimento durante o período de internação de seus filhos. Nesta terça-feira (1°), foram inaugurados dois espaços destinados a essas mães: o Alojamento da Mãe Nutriz e o Espaço de Convivência Nutriz Canguru.
Alojamento
O Alojamento da Mãe Nutriz recebeu o nome da pediatra Sônia Salviano, que deu início ao projeto Mãe Nutriz, que garantiu ao HRT a distinção “Hospital Amigo da Criança” em 1994. Sônia abraçou a causa do aleitamento materno no HRT e no DF. O alojamento vai funcionar 24 horas. É um espaço próximo à UTI Neonatal que vai abrigar oito dormitórios, além de possuir dois banheiros, proporcionando maior conforto e privacidade para as mães.
Espaço
O Espaço de Convivência Nutriz Canguru foi batizado com o nome da técnica de enfermagem Jucinéia Valente, que, além da rotina do setor, dedicou seu trabalho a iniciar a organização das mães nutrizes, começando pela confecção das roupas para o Método Canguru. É um ambiente criado para servir de refeitório e para o momento das práticas integrativas. As mães nutrizes poderão utilizar o espaço para leitura, produção de artesanato e diversas outras atividades.
“Antes a gente ficava lá embaixo nas enfermarias, tinha que se deslocar toda hora para vir até a UTI. Com esse espaço, estamos ao lado da UTI Neonatal e temos mais conforto, tranquilidade e privacidade”Lidiane Barbosa, mãe de um bebê internado há três meses no HRTesquerda
“A importância maior desses espaços é a permanência da mãe junto do bebê 24 horas por dia. Não existe nada mais angustiante para uma mãe do que ter um bebê com a necessidade de um tratamento e precisar ir embora para casa e deixar seu filho no hospital. Ela, presente, pode acolher, tocar em seu filho e ordenhar seu leite para a recuperação de seu bebê”, explicou Sônia Salviano.
A pediatra ressalta que o leite materno é específico para o filho. Por isso, a mãe de um bebê prematuro tem um leite com mais defesas e que duram mais tempo. “É um leite diferente, que ajuda na produção do colostro e dura cerca de 28 dias, que é para ajudar na resistência e recuperação. A mãe presente ajuda o filho a se recuperar e receber alta mais cedo”, pontua.
Lidiane Barbosa e Jennifer Marcelino são mães de bebês prematuros internados na UTI Neonatal do HRT e estão ocupando o Alojamento da Mãe Nutriz. Elas ficaram felizes com os espaços.
“Minha filha está internada há três meses, e o bom é que agora teremos mais privacidade. Antes a gente ficava lá embaixo nas enfermarias, tinha que se deslocar toda hora para vir até a UTI. Com esse espaço, estamos ao lado da UTI Neonatal e temos mais conforto, tranquilidade e privacidade”, observou Lidiane.
*Com informações da Secretaria de Saúde