09/06/2021 às 13:14, atualizado em 09/06/2021 às 15:48

Operação Verde Vivo é lançada em cerimônia na Praça do Buriti

O intuito é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate aos incêndios florestais

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Foi lançado oficialmente, na manhã desta quarta-feira (9), na Praça do Buriti, a Operação Verde Vivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A iniciativa tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate aos incêndios florestais, que ocorrem no período de estiagem no Distrito Federal.

A operação, que se iniciou no mês passado, tem seu período mais crítico durante os meses de maio a setembro.

Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador, Paco Britto, antes do evento, recebeu o comandante-geral do CBMDF, William Augusto Ferreira Bomfim, no gabinete da vice-governadoria. Na oportunidade, Paco falou sobre a importância da operação para a proteção do bioma.

Atendimentos a incêndios florestais compõem a segunda maior demanda do CBMDF dentre todos os tipos de ocorrências atendidas pela corporação | Foto: Vinícius Melo / Agência Brasília

Referência no Brasil e no mundo, quando se trata de combate aos incêndios florestais, o grupamento de proteção ambiental faz parte da maior operação do CBMDF.

Por isso, emprega a maior quantidade de recursos humanos, viaturas e equipamentos, além de durar todo o período de estiagem, ou seja, metade do ano.

Atendimentos a incêndios florestais compõem a segunda maior demanda do CBMDF dentre todos os tipos de ocorrências atendidas pela corporação.

Em 2020, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, a Operação Verde Vivo atuou em 7.851 ocorrências de incêndio florestal. Naquele ano, houve mais de 27 mil hectares de mata queimada no bioma cerrado.