16/06/2021 às 12:16

Lago Sul conta com a bênção do turismo religioso no DF

Templos dedicados a celebrações e à formação de padres são atrações abertas ao acesso do público

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A caravana itinerante do Turismo em Ação, programa desenvolvido pela Secretaria de Turismo (Setur), esteve visitando a região do Lago Sul.  Coordenada pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a equipe registrou os pontos mapeados pelo programa para ressaltar as atrações turísticas do DF.

Padre Paulo de Matos, reitor do Seminário Redemptoris, com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça: “O trabalho que fazemos aqui é formar sacerdotes, que amanhã estarão anunciando o Cristo por todo o Brasil e por todo o mundo”

Ao passear pelas várias instalações do seminário, o visitante vai encontrar uma igreja, um centro de estudos, refeitório, salas de orações e uma biblioteca com publicações valiosas, como o original Meditações Espirituais, de 1757, e uma edição poliglota da Sagrada Escritura de 1520. Outra preciosidade é uma sala secreta que guarda uma relíquia da Cruz de Cristo. Todos os ambientes possuem telas do artista Kiko, que provocam muitas reflexões e sentimentos de fé.

Na arquitetura, destaca-se a imponente torre dos sinos, com sua área externa formada por belos jardins com plantas exóticas e típicas do cerrado. A vista do alto da construção alcança quase todo o Lago Paranoá.

Para o reitor do Seminário, padre Paulo de Matos, não adianta receber visitas e a elas só mostrar paredes. “É importante, para mim, falar do mistério de Deus que entra em nossas vidas”, frisou. “A palavra é trazida e proclamada desde aqui”.

Sobre o trabalho desenvolvido no local, ele informa: “A formação sacerdotal é importante quando leva o anúncio da Boa Nova de Cristo que salva, perdoa e conduz as famílias à reconciliação. O trabalho que fazemos aqui é formar sacerdotes, que amanhã estarão anunciando o Cristo por todo o Brasil e por todo o mundo”.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h; aos sábados, pela manhã; e aos domingos, das 10h às 18h. Aos fins de semana, é preciso agendar pelo telefone (61) 3251-1818.

Canto gregoriano

“Estamos todos trabalhando para ressignificar a experiência de cada um pelo olhar do turismo, que aqui é exuberante no segmento religioso e de contemplação”Vanessa Mendonça, secretária de Turismodireita

A caravana itinerante do Turismo em Ação finalizou as atividades do Lago Sul com visita ao Mosteiro de São Bento. O templo religioso católico se destaca pela beleza do visual do alto do Lago Paranoá e pela paz que se experimenta na sua capela. As missas abertas são celebradas domingos, às 10h, com cantos gregorianos, que mantêm a tradição dos monges beneditinos. Além disso, há orações diárias, também abertas ao público,  às 5h, 6h, 6h45, 9h, 12h, 15, 18h e 19h30.

Nas instalações, há uma loja que funciona de segunda a domingo e comercializa o que é produzido pelos monges: pães, bolos, biscoitos, licores, imagens religiosas e incensos. São vendidos também objetos devocionais confeccionados por outros mosteiros e empresas, como  terços, livros, medalhas, crucifixos, ícones, chaveiros, camisetas e vários artigos religiosos e afins.

Dom Tiago Maria Ulloa Dueñas enxerga no trabalho da Setur uma oportunidade de fortalecer e ampliar o turismo religioso em Brasília e afirma que o templo está aberto ao público em geral. “Recebemos todos que queiram buscar um pouco de paz e tranquilidade”, disse.

“Terminar o dia no Mosteiro de São Bento e poder mostrar à população a beleza e a riqueza deste lugar é um presente para nossa equipe”, declarou a secretária Vanessa Mendonça. “Estamos todos trabalhando para ressignificar a experiência de cada um pelo olhar do turismo, que aqui é exuberante no segmento religioso e de contemplação.”

*Com informações da Setur