29/06/2021 às 21:05

Região Sul acolhe 60 voluntários que atuarão no HRG e em UBSs

Tempo de apoio é por um ano, podendo ser prorrogável por igual período. A carga horária é de acordo com a disponibilidade de cada profissional

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Nesta terça-feira (29), o Hospital Regional do Gama (HRG) fez o acolhimento de 60 voluntários que atuarão no hospital e nas unidades básicas de saúde (UBSs). Os profissionais de saúde são enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistente social, técnicos de enfermagem, de laboratório e de radiologia que darão apoio às equipes da Região de Saúde Sul.

Para Renato Lima, diretor do HRG, esses voluntários chegam num excelente momento, tendo em vista que a pandemia aumentou a demanda de trabalho. “Eles ajudarão bastante na força de trabalho. Além disso, é uma oportunidade de aprendizado muito grande, que eles levarão para a vida e para a carreira profissional, que contarão pontos futuramente”, destaca.

“É muito importante receber estes voluntários auxiliando nas demandas que aumentaram em função da pandemia, inclusive nas UBSs. Eles trabalharão diretamente com pacientes, sob supervisão da equipe de cada setor ”Eliza Rodrigues, coordenadora do Voluntariado Profissional do HRGdireita

Os voluntários foram recebidos com um café da manhã de boas-vindas e tiveram uma palestra da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Além disso, houve distribuição de crachás e eles foram designados para os setores que escolheram.

“É muito importante receber estes voluntários pois há o aumento da força de trabalho, auxiliando nas demandas que aumentaram em função da pandemia, inclusive nas UBSs. Eles trabalharão diretamente com pacientes, sob supervisão da equipe do setor da qual foi direcionado para sua atuação técnica”, explica a coordenadora do Voluntariado Profissional do HRG, Eliza Sales Rodrigues.

Os voluntários atuarão nas unidades por um ano, podendo este prazo ser prorrogável por mais um ano. A partir de seis meses do início das atividades do voluntariado, eles poderão adquirir certificado.

A carga horária será de acordo com a disponibilidade deles, podendo ser pela manhã (7h às 13h), tarde (13h às 19h) e à noite (19h às 22h), sendo feitas pelo menos seis horas semanais ou, no máximo, 40h. O voluntário que trabalhar 12 horas seguidas terá direito a refeição dentro do hospital.

Voluntariado

Tudo começa com a inscrição do candidato ao voluntariado profissional do HRG pelo e-mail hrgvolprofissional@gmail.com. Neste e-mail são repassadas todas as informações necessárias ao candidato.

“As inscrições estão abertas e continuamos a receber a documentação; basta entrar em contato por e-mail. Assim que recebemos as matrículas deles agendamos o acolhimento, que ocorre mensalmente e fazemos uma recepção com café da manhã de boas-vindas”, conclui a coordenadora.

*Com informações da Secretaria de Saúde