16/07/2021 às 21:24, atualizado em 17/07/2021 às 09:20

Investimento de R$ 10 milhões vai ampliar o Renova-DF

Proposta é levar aprendizes do programa de qualificação profissional do GDF a todas as regiões administrativas. Recursos virão da Câmara Legislativa

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | EDIÇÃO: Rosualdo Rodrigues

Em agenda de visitas na tarde desta sexta-feira (16), o governador em exercício do Distrito Federal, Rafael Prudente, esteve em Ceilândia e anunciou um reforço de R$ 10 milhões ao programa de capacitação Renova-DF. Os recursos virão por meio de descentralização orçamentária da Câmara Legislativa, com objetivo de estender a atuação dos aprendizes – hoje atuantes em Ceilândia e Samambaia – para as demais regiões administrativas.

Rafael Prudente também vistoriou as obras do Túnel de Taguatinga que completam um ano agora em julho: “Essa é uma das maiores obras que acontecem no país”

Túnel de Taguatinga

O governador em exercício vistoriou, ainda, as obras do Túnel de Taguatinga que completam um ano agora em julho. De acordo com os engenheiros responsáveis, a construção já atingiu 40 % de conclusão. “Essa é uma das maiores obras que acontecem no país. Não resta dúvida que vai melhorar e muito a vida dos moradores dessa cidade e das regiões vizinhas”, afirmou.

Projeto Renova-DF

Lançado no final de maio, o Renova-DF está qualificando 3 mil pessoas desempregadas para atuarem nas áreas de construção civil e jardinagem. Os participantes recebem um salário mínimo, além de benefícios como o auxílio transporte.

Ao longo do curso, os alunos recebem aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, entre outros. Na parte prática, eles executam a recuperação de praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, Pontos de Encontro Comunitário (PECs), calçadas e outros equipamentos públicos.