17/07/2021 às 10:32, atualizado em 17/07/2021 às 11:17

Planaltina lança a 1ª Feira Nacional da Uva e Vinho de Brasília

Iniciativa agrega empreendedores rurais no DF, do enoturismo à gastronomia, cultura e artesanato. Objetivo é projetar a região no cenário nacional

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Planaltina será capital do vinho nos próximos dias 30 de julho a 8 de agosto. Foi lançada, na sexta (16), a 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, que vai acontecer no Parque de Exposição daquela cidade. Será um circuito com cerca de 44 produtores locais de uva e vinho, vinícolas nacionais e internacionais, que vai apresentar o melhor da gastronomia, artesanato e cultura do Distrito Federal e Goiás e ter no turismo o elo central.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, foi escolhida pelos produtores de uva, empresários do agronegócio e administradores das regiões administrativas de Planaltina e Brazlândia como a “Embaixadora da Uva e do Vinho do DF| Foto: Divulgação/Setur

Produção e desenvolvimento

“A nova fronteira agrícola está no Cerrado. Chegou com a soja e agora vem a uva. Eu acredito na agricultura e no produtor rural. A agricultura sustenta o Brasil. A solução está no campo”Cândido Teles, secretário de Agricultura do DFesquerda

Cândido Teles, secretário de Agricultura do DF, disse que a produção de uvas na região está acima da média nacional. Enquanto no país um hectare plantado produz 19 toneladas de uvas, o DF consegue 22 toneladas: “A nova fronteira agrícola está no Cerrado. Chegou com a soja e agora vem a uva. Eu acredito na agricultura e no produtor rural. A agricultura sustenta o Brasil. A solução está no campo”, declarou o secretário.

O desempenho na produção da uva contribui para o desenvolvimento local. O anfitrião da cerimônia, ocorrida na Casa da Uva, Rodrigo Zimermman, declarou que “Planaltina produz uva há mais de 20 anos, abastecendo grandes supermercados no DF. Agora nos especializamos em suco de uva e, assim como produzimos vinho em Santa Catarina, vamos fazer aqui”.

O superintendente de negócios do Sicoob, Rodolfo Tomazini, anunciou uma parceria com a feira. O banco vai patrocinar serviços de consultoria e dará apoio financeiro aos produtores de uva.

Feira e turismo

“O turismo passava ao largo da nossa realidade. O atual governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Turismo, está mostrando o patrimônio histórico e cultural da nossa região administrativa. As pessoas começaram a entender o que é o turismo, que gera emprego e renda. Temos a missão de cuidar da cidade e valorizar o turismo rural e o enoturismo”, declarou o administrador Célio Rodrigues.

A feira está sendo desenvolvida, planejada e programada há mais de três anos junto aos produtores locais e nacionais. O presidente da Associação Crescer, uma das entidades organizadoras da feira, disse que “promoções como esta vão ajudar muito os produtores rurais”.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, destacou que a realização da 1ª Feira da Uva e do Vinho em Planaltina culmina com uma série de ações da instituição que visam estruturar o turismo local e resgatar uma dívida histórica que o Distrito Federal tem com a cidade.

*Com informações da Secretaria de Turismo