20/07/2021 às 15:39, atualizado em 20/07/2021 às 15:58

Rotas alternativas oferecem mobilidade em Taguatinga

GDF abre novos acessos e orienta motoristas e pedestres sobre alterações em vias para minimizar os impactos na região central da cidade

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

À medida que as obras do Túnel de Taguatinga avançam, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai ajustando as vias ao redor do empreendimento. O objetivo é minimizar os impactos no trânsito da região e facilitar a entrada e saída dos motoristas, tanto para Taguatinga quanto para as regiões administrativas vizinhas à saída oeste do DF.

A mais recente intervenção está sendo feita no Pistão Norte. No local, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) finaliza um novo acesso para o motorista que passa pela Praça do DI, localizada na área comercial, entre CNA 01 e CNA 04.

“Sabemos que existe um transtorno agora, mas será recompensado com um grande benefício para todos os motoristas da região” Ricardo Terenzi, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obrasdireita

Com 90% de execução, a obra está em fase final e vai criar uma alteração: para quem entrar na Praça do DI, a via será de mão única, enquanto uma rua paralela terá o sentido oposto. O novo acesso se junta a diversas outras intervenções operadas pelo GDF na região, como a interdição do cruzamento das avenidas Comercial e Central e do Viaduto da Samdu, além das mudanças de trânsito nas avenidas Samdu e Elmo Serejo.

Além dos ajustes nas vias que estão sendo afetadas diretamente pela construção do túnel, o governo também atua para melhorar o fluxo do trânsito em outros pontos da cidade. A Administração Regional de Taguatinga e o programa GDF Presente trabalham constantemente em diversos pontos da região para garantir mobilidade e fluidez, e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) também já atuou na mudança de rotas de ônibus e embarque de passageiros, além de continuar orientando as pessoas que possuem dúvidas.

O subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras, Ricardo Terenzi, ressalta o esforço conjunto dos órgãos do GDF em prol da qualidade de vida da população: “Sabemos que existe um transtorno agora, mas será recompensado com um grande benefício para todos os motoristas da região. Por isso, estamos sempre conversando sempre com o Detran, DER, Caesb e administração regional”, explica.

O coordenador de Licenciamento e Obras da Administração Regional de Taguatinga, André Araújo, pontua: “Como Taguatinga tem, hoje, a maior obra de infraestrutura, que é o túnel, as vias paralelas receberam um aumento do fluxo de veículos. Portanto, todas as melhorias paralelas trazem uma melhor fluidez no trânsito”.