26/07/2021 às 11:39

Começa Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Atividades promovidas pelo GDF incluem a iluminação em azul de prédios públicos e emissão gratuita de RG para crianças e adolescentes

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

“Acreditamos que o melhor jeito de combater o tráfico de pessoas é com informação” Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadaniadireita

Começa nesta segunda-feira (26) a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Para iniciar a programação, serão iluminados na cor azul o prédio da Sejus na Rodoferroviária, a Torre de TV, o Palácio Buriti, a Câmara Legislativa e o Museu da República.

Referência à campanha internacional Coração Azul, a nova iluminação permanece nesses locais até sexta-feira (30), Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. “Vamos chamar a atenção das pessoas sobre esse crime e alertá-las sobre as situações de risco e as formas de prevenção”, informa a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Acreditamos que o melhor jeito de combater o tráfico humano é com informação”.

Ao logo da semana estão programadas outras atividades, como a panfletagem no Parque da Cidade, nesta terça (27), e na Rodoviária do Plano Piloto, na quinta (29), para conscientizar as pessoas sobre a prevenção e os canais de denúncia. Na quarta (28), às 14h, pelo canal da Sejus no YouTube, será transmitida a live Desmistificando o tráfico de pessoas, um crime real e silencioso. Já na sexta-feira (30), será feita uma blitz educativa em parceria com a Polícia Rodoviária Federal na BR-020, com o tema “Não dê carona para o tráfico de pessoas”.

Emissão de RG

Outra atividade que faz parte da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas tem início nesta segunda-feira: o programa Identidade Cidadã, também promovido pela Sejus para emitir a primeira Carteira de Identidade para crianças e adolescentes nos postos do Na Hora, sem a necessidade de agendamento prévio. O atendimento vai até sexta-feira, por ordem de chegada e emissão de senha.

Serão observadas todas as medidas de enfretamento à pandemia, como o distanciamento social e o controle do fluxo de pessoas no interior das unidades do Na Hora. Caso necessário, o agendamento será garantido para atendimento futuro nessas e nos demais postos de identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Para fazer a emissão do documento, que é gratuita, menores de 16 anos devem ser acompanhados por seus representantes legais, sendo necessário levar CPF, Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada) e RG original dos pais.

O acesso a esse documento, lembra a titular da Sejus, reduz a vulnerabilidade de crianças e adolescentes ao garantir o registro de seus dados nos sistemas de segurança pública.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania