22/08/2021 às 11:08

GDF instala 16 lixeiras semienterradas em Planaltina

Até o final de 2021 serão investidos pelo SLU R$ 12 milhões nesses equipamentos, que visam evitar o lixo espalhado em ruas e áreas rurais do DF

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Ao completar 162 anos, Planaltina traz novidades para a população. São as instalações de 16 lixeiras semienterradas do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), oito delas já funcionando em oito áreas da região administrativa.

A assistente social Ana Lídia Garcia acredita que as novas lixeiras vão evitar que as crianças fiquem expostas ao lixo e à sujeira| Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Conscientização

Dono de uma das chácaras do Núcleo Rural Quintas do Vale Verde, Luiz Gustavo Lourenço, 43 anos, aprovou a novidade. O recipiente, instalado próximo a um trecho da DF-128, vai atender cerca de 200 proprietários da região. “Estava precisando mesmo, tem muito catador de lixo que pega o que interessa e espalha o resto”, conta. “Deve melhorar bastante isso”, diz.

Moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, ladeado ao Morro da Capelinha, a assistente social, Ana Lídia dos Santos Garcia, 47 anos, também elogia a iniciativa do GDF. “É ótimo, aqui tem muita criança. Agora não tem perigo de elas ficarem expostas à sujeira e doença. Do jeito que estava me incomodava muito”, revela.

Para incentivar a população local a jogar o lixo domiciliar de maneira correta nas lixeiras semienterradas, disponibilizadas em locais estratégicos da cidade, a Administração Regional de Planaltina tem apostado em ação educativa eficiente nas redes sociais e escolas. “Fizemos uma parceria com a Regional de Ensino para que leve essa preocupação para dentro das salas de aulas, para que o tema chegue às famílias e lares”, destaca o administrador Célio Rodrigues.

“Também serão feitas ações de conscientização nas associações rurais da cidade, que prestam excelentes serviços à comunidade e estão atentas à questão”, salienta o diretor do Distrito de Limpeza de Planaltina, Egmo Mário Lopes.