14/09/2021 às 14:22, atualizado em 15/09/2021 às 09:55

Vendidas 60 mil caixas de morango na feira em Brazlândia

Evento encerrado no último fim de semana é a principal atividade de divulgação da hortaliça na região

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Quarenta espaços de comercialização de morango, doces, geleias e licores na Morangolândia; 30 estandes de produtores de flores e plantas ornamentais na Florabraz; cinco palestras técnicas para dezenas de agricultores; mais de mil pré-inscrições e 221 participantes no Colha e Pague; 190 morangos avaliados na Mostra do Morango, e aproximadamente 60 mil caixas de morangos comercializadas.

“Felizmente foi possível fazer um evento bonito, organizado e seguro, que fez muita diferença para os agricultores aqui do Distrito Federal”Denise Fonseca, presidente da Emater-DFesquerda

Estes são alguns dos números da participação da Emater-DF na 25ª Feira do Morango de Brasília, realizada em Brazlândia. “Estamos muito felizes com os resultados porque sabíamos da expectativa dos produtores. No ano passado não houve feira presencial por conta da pandemia e eles temiam que isso se repetisse este ano”, diz a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

“Felizmente foi possível fazer um evento bonito, organizado e seguro, que fez muita diferença para os agricultores aqui do Distrito Federal, que já contam com a feira todos os anos para estimular o consumo e a venda do morango no seu pico da safra”, avalia Denise.

Morangolândia e Florabraz

Não há como precisar quantas pessoas passaram pelos estandes da Morangolândia e da Florabraz, mas o gerente do escritório da Emater-DF em Brazlândia, Hélio Lopes, calcula que cerca de 100 mil pessoas tenham visitado a feira nos seus dois fins de semana de funcionamento. E provavelmente, essas pessoas passaram por pelo menos um dos dois lugares.

O prato vencedor do concurso de receitas: tirinhas de tapioca amorangada com lombo, catupiry e parmesão

Palestras a atendimentos

Durante toda a Feira do Morango, técnicos da Emater-DF se revezaram no estande montado na Morangolândia para atender agricultores e visitantes. No segundo fim de semana do evento, também foram realizadas cinco palestras técnicas voltadas a produtores rurais.

Os extensionistas falaram sobre sucessão familiar, jardins multifuncionais, agricultura de precisão, máquinas agrícolas para a agricultura familiar, e boas práticas agrícolas e embalagens para morango.

Põe na Cesta

Consumidores do DF também puderam encomendar morango pela plataforma de comercialização Põe Na Cesta, criada pela Emater-DF em 2020. Pelo sistema, era possível contatar agricultores cadastrados no site e combinar diretamente com eles quantidades, pagamento e entrega.

Durante o período da Feira do Morango, foram registrados 14.971 acessos às páginas do site. Ainda é possível comprar por essa modalidade. Basta acessar o site do Põe na Cesta de qualquer navegador de internet.

Feira do Morango

A 25ª Feira do Morango de Brasília abriu oficialmente em 3 de setembro e seguiu até o feriado de 7 de setembro no primeiro fim de semana. Reabriu no fim de semana seguinte (dias 10, 11 e 12). Devido à pandemia de Covid-19, este ano não foi possível realizar os shows e apresentações artísticas que ocorreram em anos anteriores.

As atividades presenciais precisaram seguir os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF), como uso de máscaras e álcool em gel.

O evento deste ano foi organizado pela Arcag e Instituto Rosa dos Ventos, com apoio da Emater-DF, Administração Regional de Brazlândia e Secretaria de Turismo.

*Com informações da Emater-DF