01/10/2021 às 17:15, atualizado em 01/10/2021 às 18:03

Arniqueira celebra 2 anos de fundação com qualidade de vida

Após anúncio da construção de novos equipamentos públicos, cidade realiza programação de lazer e cultura para o fim de semana

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Há dois anos, Arniqueira, por meio da Lei nº 6.391/2019, se tornou a 33ª Região Administrativa do Distrito Federal. Com uma área territorial de 1,3 mil hectares, a cidade vem ganhando mais infraestrutura, que reflete de forma visível na vida de seus quase 46 mil habitantes. São melhorias como obras de águas pluviais, drenagem, pavimentação e esgoto, além da reforma e construção de novos equipamentos públicos, dos quais se destacam escolas para 1º e 2º graus, creches, uma feira permanente, um restaurante comunitário, além da nova sede da Administração.

Para celebrar a data, uma série de eventos sociais acontecem do dia 3 a 17 deste mês na cidade. Confira a programação abaixo. “Como moradora e administradora da cidade, estou muito feliz pelo governador ter se sensibilizado e criado nossa RA, o que vai ajudar a trazer melhorias para a cidade”, comenta a administradora Telma Rufino. “O que já está acontecendo, Arniqueira está se transformando e isso se deu a partir de sua criação, estamos andando com as próprias pernas e temos muito trabalho pela frente”, planeja.

Em parceria com órgãos como Novacap e o SLU, a administração tem feito a recuperação de praças, quadras de esportes e a construção de calçadas

Graças ao projeto, Arniqueira Mais Limpa, mais de 2,5 mil toneladas de restos de podas, entulhos, inservíveis (móveis e eletrodomésticos inutilizáveis), foram recolhidos nos últimos meses. Em parceria com órgãos como Novacap e o SLU, a administração tem feito a recuperação de praças, quadras de esportes e a construção de calçadas.

Também foram realizadas a reposição de meios-fios e quebra-molas, construção de calçadas, assim como serviços emergenciais de drenagem e tapa-buraco. Foram as instalações de de 12 papa-lixos, por exemplo, cinco deles só no Parque Ecológico do Areal, que a sujeira pelas ruas diminuiu consideravelmente.

“Não tem como negar, a cidade está mais limpa, mais bem cuidada”, aponta o consultor de vendas, Vilmar Aquino, 63 anos. “Em muitos casos, a administradora cobra pessoalmente para que as melhorias aconteçam”, destaca.

Atendendo reivindicação de 20 anos, quase 500 metros de calçadas foram construídos em três trechos do bairro Areal. São 335 metros da QS 10, da Avenida Brasília, outros 50 metros, na QS 08, e mais 82 metros, na Avenida Águas Claras, que também foi contemplado com uma passagem de acessibilidade ligando as duas vias, na altura da Igreja Universal. “Foi uma benção porque há anos pedimos essa calçada e ninguém nunca tinha tomado providência”, relata Efigênia Malta Lamgke, 72 anos, há quase 30 anos morando no local. “Melhorou 100%, valeu, é uma grande melhoria para os moradores desse setor”, continua.

Parque Ecológico do Areal

As imagens de sujeira e abandono da área onde se localiza o Parque Ecológico do Areal ficaram para trás. São quase 50 hectares bem cuidados e bonito onde a comunidade pode desfrutar de uma quadra poliesportiva de concreto, duas quadras de areia, um parque infantil, além de dois pontos de encontros comunitários.

Para inibir descarte de lixo na área, foram instalados no local, cinco papa-lixos. A novidade é a finalização de 2,5 km de ciclovia. Recentemente ocorreu a reposição de areia do campo de vôlei de praia e a troca de iluminação em toda sua extensão.

Ambiente agradável, o local é o preferido dos moradores para prática do lazer. É o que conta o mediador judiciário, Daniel Portela, 50, que todas as manhãs faz uma caminhada ali.

“A saúde é fundamental e para quem gosta de praticar esporte, se exercitar, lugares agradáveis como esses são vitais. E você não trabalha apenas a parte física, mas mental também, é a hora das viagens introspectivas”, comenta.

Confira a programação completa do 2º aniversário de Arniqueira

03/10 – 2ª Edição da Corrida e Caminhada de Arniqueira no Parque Ecológico do Areal, com largada às 08h.

03/10 – Aulão de Cross Training, em parceria com uma academia da região, que será realizado no Parque Ecológico do Areal, de 09h às 13h.

09/10 – Ação Social, Cultural e de Lazer, na Praça da QS 06 do Areal, de 09h às 16h, com recreação infantil, brinquedos infláveis, Administração Itinerante, corte de cabelo, pintura de rosto, arte com grafite, break dance, campeonato de calistenia e muito mais.

16/10 – 1º Aberto de Futevôlei no Parque Ecológico do Areal, de 08h às 17h.

17/10 – 1º Torneio de Vôlei de Praia no Parque Ecológico do Areal, de 08h às 17h.

Mais informações podem ser conferidas no site: www.arniqueira.df.gov.br