25/10/2021 às 08:40

Leite e mais saúde para famílias em vulnerabilidade social

GDF investe R$ 100 mil na aquisição do produto; estimula produção da agricultura familiar e fornece alimento nutricional rico para milhares de pessoas

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e pequenos produtores do DF tem garantido acesso a um alimento básico na mesa de milhares de famílias vulneráveis com a entrega direta de leite, que faz parte da lista de itens adquiridos pelo Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca ajuda na formação da massa óssea, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes

O leite também chegou na hora certa na casa de Renata Cunha Coelho, 35 anos, mãe de três crianças. “Agradeço demais essa ajuda do governo, que chegou quando eu mais precisei, porque estava desempregada na época”, relata.

Preço justo

Cerca de 100 produtores de leite de uma cooperativa de Luziânia (GO), a Coopindaia, venderam o produto para o GDF dentro do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF). Presidente da entidade, Luciano Andrade de Carvalho explica que a cooperação com o governo garante a venda do produto por preço justo.

“É uma parceria muito interessante, porque temos um mercado certo e o preço é estável. Ou seja, nem sobe nem baixa, trazendo segurança para todos nós”, resume.

Além do leite, pelo menos 60 produtos, entre legumes, verduras e frutas fazem parte da lista do Papa-DF.