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25/10/2021 às 19:41
Objetivo é fortalecer mecanismos de análise e gestão da pasta; primeira área a ser atendida é a de compras e contratações de serviços
“Este é um importante passo no que diz respeito às boas práticas do setor público. Podemos melhorar encaminhamentos internos, por meio da identificação de gargalos e maior entendimento dos setores envolvidos”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DFdireita
O Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda-feira (25) publicou a Política de Gestão de Riscos da Secretaria Pública do DF (SSP-DF), documento que será a base para implementação de princípios, diretrizes e processo de gestão para ampliação e fortalecimento da análise de riscos no âmbito da SSP-DF. O material segue em conformidade com as boas práticas de governança adotadas no setor público, de acordo com o Decreto Distrital de Governança Pública e Compliance.
“Este é um importante passo no que diz respeito às boas práticas do setor público, pois podemos melhorar encaminhamentos internos, por meio da identificação de gargalos e maior entendimento dos setores envolvidos. Desde a composição do grupo de trabalho, que está atuando desde setembro, contamos com o apoio da Controladoria-Geral do DF, o que nos dá ainda mais segurança para implementação de novos mecanismos”, afirma o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo.
“Todo esse cuidado nos permite utilizar ainda melhor e com mais efetividade recursos destinados à Segurança Pública local”Celso Wagner, subsecretário de Administração Geralesquerda
A primeira área a ser atendida é a de compras e contratações de serviços, realizada pela Subsecretaria de Administração Geral (Suag). “Essa implementação é necessária e contribui para a identificação de eventos que afetem a execução de objetivos institucionais, alinhamento de estratégias, fortalecimento de decisões em resposta aos riscos e, ainda, o aprimoramento dos controles internos institucionais”, completa o secretário executivo de Gestão Integrada, da SSP-DF, Agnaldo Mendonça.
Após a publicação da política, as próximas etapas serão a elaboração do processo de compras, a elaboração da tabela com a matriz de riscos e, por último, o plano de ação para implantação de controles. Para o subsecretário de Administração Geral, Celso Wagner, responsável pela realização de compras e contratos da pasta, o trabalho é essencial para a execução da estratégia planejada anualmente pela pasta. “Todo esse cuidado nos permite utilizar ainda melhor e com mais efetividade recursos destinados à segurança pública local.”
Consultoria da CGDF
A atuação do grupo de trabalho instituído pela SSP-DF é de extrema importância para implementação e difusão de uma gestão responsável, com boas práticas de governança e conta com a consultoria da Controladoria-Geral do DF. “A partir da solicitação da SSP-DF, participamos do processo de construção e implementação deste formato de gestão. A CGDF realiza este trabalho desde 2016, o que é fundamental para adotar mecanismos de controle como forma de mitigar os riscos e auxiliar o gestor na tomada de decisões”, explica o coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da Controladoria-Geral do DF, Robson Lopes.
De acordo com o coordenador do grupo de trabalho na SSP-DF, Jefferson Moreira, os benefícios da implementação do novo formato ocorrem mesmo durante a construção do processo, que tem previsão para ser finalizado até o final de 2021. “Durante as reuniões, que são realizadas semanalmente no formato on-line, já é possível a identificação de melhorias que podem ser implementadas, mesmo antes da finalização do trabalho”, conclui.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública