09/11/2021 às 12:39, atualizado em 10/11/2021 às 11:33

Orquestra Sinfônica recebe prêmio nos Estados Unidos

O vídeo da ópera ‘Por quem os sinos dobram’, composta por Brian Grundstrom, venceu em duas categorias

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) acaba de ganhar dois prêmios internacionais em Washington (EUA). O vídeo da ópera Por quem os sinos dobram, composta por Brian Grundstrom a partir do clássico da literatura mundial de Ernest Hemingway, venceu as categorias “efeitos visuais” e “composição original” na 24ª edição do TIVA Peer Award.

Regente do corpo sinfônico, o maestro Cláudio Cohen reconhece o valor da premiação internacional para o legado cultural da orquestra sinfônica. “Essa premiação coloca mais uma vez Brasília e a OSTNCS em evidência no cenário internacional. Através de sua linguagem universal – a música clássica -, a nossa orquestra demonstra a alta qualidade das nossas instituições culturais”, afirma.

Brian Grundstrom

O final de novembro reserva para o público um concerto inédito, gravado remotamente, que está em fase de edição e é fruto de uma parceria entre a OSTNCS e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero, que atua no setor de tecnologia e está abrindo uma frente na cultura.

A música Mine Own King Am I, de Eric Vloeimans, um dos principais trompetistas de jazz da Holanda, foi gravada com a OSTNCS e terá solo do clarinetista André Kerver, dos Países Baixos.

Retorno gradual

A orquestra retoma aos poucos as apresentações presenciais, agora no auditório principal do Museu Nacional da República. Nesta quarta (10), às 20h, a sinfônica apresenta ao vivo o Concerto Octeto de Sopros, aberto ao público.

O programa será composto por Serenata em Dó Menor K.388, de Wolfgang Amadeus Mozart , e Octeto Op.103, de Ludwig van Beethoven. Devido à pandemia, a lotação será reduzida a 350 lugares, com ocupação por ordem de chegada.

Programação deste mês

  • Dia 9 – Frederic Chopin – Concerto para Piano e Orquestra nº 1 em Mi Menor Op.11
    Solista – Pablo Rossi
  • Dia 16 – Orquestra de Metais e Percussão da OSTNCS
  • Dia 23 –  Béla Bartók – Divertimento para Orquestra de Cordas
  • Dia 30 –  Eric Vloelmans – Mine Own King Am I
    Solista – André Kerver

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa