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26/11/2021 às 09:04, atualizado em 26/11/2021 às 12:41
Primeiros colocados ganharam tablets; iniciativa incentiva a prática da escrita e da criatividade
A professora Glaucia Duarte dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 12 de Taguatinga, foi a primeira colocada na categoria Relatos de Prática. “O trabalho do docente é coletivo, e eu me sinto honrada de ter sido presenteada em representar o CEF 12. Foi um mix de emoções durante o processo de escrita, mas eu me sinto orgulhosa e grata em ver meus alunos também sendo premiados”, disse.
Entrando no mundo da escrita
Kauãn Passoni é aluno da professora Gláucia, está no sétimo ano do ensino fundamental e contou que a escrita é algo que ele aprendeu a apreciar durante o isolamento social. “Quando veio a pandemia, eu comecei a escrever e gostei bastante. Agora pretendo continuar escrevendo”, adiantou o adolescente, que ganhou ao escrever sobre uma memória.
Emocionada, a mãe de Kauãn, Kelly Passioni, disse que o filho sempre foi bom aluno e gosta de ler mangás. “Estou muito orgulhosa, ele é muito interessado e sabemos da importância de incentivá-lo cada vez mais”, observou.
Participante da categoria Crônica, Arthur Oliveira, do nono ano, ficou muito feliz ao saber que foi o primeiro colocado. “Sou apaixonado pela língua portuguesa, e o hábito da leitura foi fundamental para o bom desenvolvimento na redação”, disse.
Já Pietra Pimenta, do ensino médio, foi a vencedora na categoria Conto. Assim como Arthur, ela relatou que é amante da leitura e consome livros clássicos: “Gosto de Machado de Assis e de Carlos Drummond de Andrade”.
Premiação
O primeiro colocado de cada uma das sete categorias recebeu um tablet como prêmio. O segundo e o terceiro lugares ganharam material escolar. Todos os participantes receberam certificado, medalhas e livros didáticos.
O critério de análise das redações vencedoras foi elaborado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), por meio do grupo de pesquisas Gecria. Além de selecionar as redações, o grupo ministrou um curso de escrita criativa aos professores com o intuito de incentivar e trabalhar a escrita dentro de sala de aula.
Para a gerente de Políticas do Livro e das Bibliotecas da Secretaria de Educação (SEE), Maria Susley Pereira, a escrita vai além do ato de colocar uma ideia no papel. “Se pensarmos no desenvolvimento de competência na educação básica, ainda há estudantes que não conseguem se expressar ou compreender um discurso oral ou escrito”, afirmou. “Trabalhar com as crianças na perspectiva da expressão e da formação de opinião e de argumentação por meio da escrita é uma maneira de resolver uma demanda importante da educação”.
* Com informações da Secretaria de Educação