03/12/2021 às 16:16, atualizado em 03/12/2021 às 18:20

Orientadores educacionais recebem homenagem

Profissionais receberam moção de louvor durante evento alusivo ao Dia Nacional do Orientador

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Numeralha titulo_grande=”1.082 ” texto=”Número de orientadores educacionais da rede pública do DFdireita

Em comemoração ao Dia Nacional do Orientador Educacional, 4 de dezembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma sessão solene e entregou moções de louvor a representantes da categoria. Presente à cerimônia, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, parabenizou os orientadores da rede pública de ensino.  “[São] profissionais fundamentais para o processo de educação e sucesso dos alunos”, disse. “Trabalham para que, de fato, o ensino oferecido tenha qualidade. Nós agradecemos a cada um pela dedicação e cuidado com nossos estudantes”.

Atualmente, a rede pública do DF conta com 1.082 orientadores educacionais. “Atuam em várias frentes para que haja a interação no ambiente escolar”, ressaltou a secretária de Educação. “São profissionais importantes para que a relação entre professores, estudantes e familiares aconteça da melhor maneira possível”.

O presidente da CLDF, deputado distrital Rafael Prudente, aproveitou para anunciar: “Vamos trabalhar para que seja autorizada a realização de um concurso público para essa carreira. São profissionais com extrema responsabilidade”.

Dedicação  

A orientação educacional atua nos eixos de ações institucionais, junto ao professor, junto às famílias, junto ao estudante e em rede. São os profissionais da área que, muitas vezes, estão à frente de tarefas consideradas estratégicas, como a atuação na garantia de direitos dos estudantes de todas as idades, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos (EJA).

“Nada mais justo que esta sessão solene para agradecer a dedicação desses profissionais”, pontuou a subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer. “Incentivam a participação dos estudantes no sistema de aprendizagem, trabalham a cultura de paz na escola, desenvolvem a comunidade escolar de maneira amigável. Agregam tarefas que são primordiais para a vida acadêmica”.

Representando os profissionais, a gerente de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Erika Araújo, agradeceu pela homenagem e lembrou o trabalho que tem sido realizado em toda a rede. “Temos uma equipe unida e que busca sempre o melhor para os estudantes, afinal eles são o motivo de estarmos aqui”, declarou.

*Com informações da Secretaria de Educação