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11/12/2021 às 17:50, atualizado em 11/12/2021 às 18:03
96,7% de votos foram a favor do projeto cívico-militar. Pais, professores e gestores participaram
Com 96,7% de votos favoráveis, o Centro de Ensino Fundamental 507 de Samambaia aprovou sua adesão ao projeto Escolas de Gestão Compartilhadas. A decisão foi tomada neste sábado (11), em assembleia constituída por pais, professores e gestores da educação.
A escola, que atende 977 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, iniciará o ano letivo de 2022 no novo modelo, que será realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio das Forças Armadas.
Projeto em andamento
O Centro de Ensino Fundamental 507 de Samambaia é a 14ª escola a fazer parte do projeto. Do total de unidades educacionais que aderiram à proposta, 12 já tiveram a implementação, sendo 4 em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e 6 com a Polícia Militar do DF (PMDF). Em ambos modelos, as normativas são as mesmas e estipuladas pela Secretaria de Segurança Pública (SSPDF), que é a responsável pelo projeto. Já nas outras 2 escolas, a proposta conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), tendo o modelo estipulado pela pasta.
Tanto nas gestões da Secretaria de Segurança Pública do DF quanto nas do Ministério da Educação, o foco é na questão disciplinar. Entretanto, nas em que a SSP atua, as atividades extracurriculares são voltadas para música e esporte; enquanto as do MEC atuam no fortalecimento das matérias ministradas em sala e com atividades cívicas.
Sobre a gestão compartilhada
O Projeto Escolas de Gestão Compartilhada – EGCs, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e com o Ministério da Educação (MEC), teve início em fevereiro de 2019. Destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, no total, cerca de 16 mil alunos são atendidos pelo projeto.
A proposta é realizada junto com a comunidade, estimulando a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e auxiliando os professores na condução dos alunos – sem interferência alguma dos policiais no conteúdo ministrado por docentes em sala de aula.
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*Com informações da Secretaria de Educação