13/12/2021 às 19:48

Escola de Sobradinho é finalista em prêmio internacional

Projeto do Centro de Ensino Fundamental 8 se destaca entre iniciativas que garantem o direito à educação de crianças e jovens

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Com o projeto Vivências para o Bem Viver, o Centro de Ensino Fundamental 8 de Sobradinho é um dos finalistas da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero. Iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e da Fundação SM, a premiação visa reconhecer programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens.

A comunidade escolar do CEF 8 já se sente vitoriosa em chegar à final, segundo a professora e coordenadora da unidade, Olga Motta

Premiação

Os vencedores nacionais de cada categoria concorrem a um prêmio de US$ 5 mil cada. Também terão a oportunidade de concorrer na segunda etapa do prêmio e de participarem do IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos.

Nesta fase é anunciada a classificação final com os quatro vencedores da Ibero-América, sendo dois por categoria. Devido ao contexto da pandemia, o evento, com data e local a serem definidos, será programado de acordo com as circunstâncias permitidas no momento.

Organização dos Estados Ibero-Americanos

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e seu Instituto Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, com a colaboração da Fundação SM, criou, em 2015, o prêmio Óscar Arnulfo Romero, santo, bispo e mártir para promover a conscientização sobre a educação em valores e direitos humanos na Ibero-América.

O nome do prêmio visa destacar o trabalho do monsenhor Óscar Arnulfo Romero – canonizado pela Igreja Católica em 2018 -, de El Salvador, na defesa dos direitos humanos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, e vinculá-lo a ações reais em defesa dos direitos humanos, como fez monsenhor Romero ao longo de sua vida.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF