Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/12/2021 às 18:12, atualizado em 17/12/2021 às 13:53
Totalmente aberto e sem qualquer empecilho, espaço permite acesso de crianças com deficiência, inclusive cadeirantes, aos brinquedos
O Distrito Federal ganhou o primeiro parque infantil adaptado para crianças com deficiência. O novo espaço fica no Paranoá, na Praça da Bíblia, em frente ao Conselho Tutelar. Possui diversos recursos de acessibilidade que permitem a pais, crianças e cadeirantes transitarem livremente. O investimento na obra foi de R$ 89.500 mil, recursos originários do tesouro direto.
Aos 21 anos, Diogo Santos Franco voltou a ser criança. O rapaz, que passou toda a vida vendo a meninada se divertir do outro lado de alambrados ou cercas de arame, finalmente conseguiu transitar livremente entre os brinquedos, mesmo na cadeira de rodas. Melhor ainda: Diogo testou os equipamentos – e aprovou.
“Foi a primeira vez que eu pude brincar com segurança”, relatou. “Foi uma experiência única, e eu me diverti muito, porque os brinquedos me acomodaram bem. Outra coisa que achei bem legal é que o espaço é aberto e os pais ou os acompanhantes podem ficar perto dos filhos.”
A mãe de Diogo, Adriana Santos Franco, ficou emocionada ao testemunhar a alegria do filho: “Sempre digo que em cima de uma cadeira de rodas tem um ser que pensa e um coração que pulsa. Então, esse ser humano tem que ter as mesmas experiências das outras pessoas que não são cadeirantes”.
População aprova
Correndo de um lado para o outro a fim de experimentar todos os equipamentos, Sofia Vitória Souza Silva, 6 anos, era a perfeita tradução da felicidade. A menina estava no grupo de 15 alunos da Escola Classe nº 3 do Paranoá que foi à inauguração do parquinho. “Vou pedir para a minha mãe me trazer de novo aqui”, contou. “Gostei de passar no túnel da casinha e depois escorregar”.
Moradora do Boqueirão, Bruna Tiola foi conferir, com a filha Luana, 5 anos, o novo parquinho, e também aprovou: “É um espaço muito agradável e, como não tem grades, agrega as crianças e os seus pais. Todos também podem interagir, o que é muito bom para a socialização na comunidade”.