17/12/2021 às 11:32, atualizado em 03/01/2022 às 15:35

Ônibus ‘Zebrinha’ voltam a circular em quatro cidades

A partir desta sexta (17), 12 miniônibus com as cores tradicionais vão operar em três linhas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Os miniônibus que circulam nas linhas do Serviço de Transporte Vizinhança voltaram a ter as cores tradicionais que os tornaram conhecidos como “zebrinhas”. Doze coletivos com listras brancas e vermelhas começam a operar em três linhas (0.031, 0.032 e 0.006) a partir desta sexta-feira (17).

“A volta do Zebrinha vai resgatar essa parte da história do transporte público coletivo na capital” Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidadedireita

A previsão é que até fevereiro de 2022 todos os ônibus que atendem as 12 linhas do serviço (0.006, 0.007, 0.011, 0.016, 0.022, 0.023, 0.024, 0.025, 0.030, 0.031, 0.032 e 0.035) passem a operar com as novas cores – atualmente, esses veículos são verdes ou amarelos.

As cores do Zebrinha foram aprovadas pelo Conselho do Transporte Público Coletivo do DF, por meio da Resolução nº 4.748 de 13 de outubro de 2021. De acordo com o visual aprovado, os veículos têm uma faixa branca até a altura dos faróis, e na parte superior predomina a cor vermelha com algumas listras brancas.

Percursos

O Serviço de Transporte Vizinhança conta com 46 veículos que circulam na área central do DF, em linhas que passam pela Asa Sul, Asa Norte, Esplanada dos Ministérios, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste e os setores de Autarquias, Bancário e Comercial, além de duas linhas que vão até o Aeroporto.

“Além de facilitar para essas pessoas, a volta do Zebrinha vai resgatar essa parte da história do transporte público coletivo na capital”, ressalta o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

Os ônibus com listras brancas e vermelhas circularam até 2012, quando a nova licitação do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF determinou as cores dos veículos de acordo com cada área de operação.

História

O transporte de vizinhança começou a operar no início da década de 1980, por meio da Portaria nº 61, de 10/07/1980, que ainda está em vigor. O início da operação foi em 30 de abril de 1981, com tarifa diferenciada e os veículos circulando entre as quadras da Asa Sul e Asa Norte (W1 e L1), além da Esplanada dos Ministérios, Lago Sul e nas proximidades de bancos, autarquias e comércio da região central da capital federal.

Itinerários

  • 0.006 – Cruzeiro / Sudoeste / W3 Sul / Octogonal
  • 0.031 – Circular – W3 Sul – Norte / L2 Norte – Sul (Esplanada)
  • 0.006 – Circular / Terminal Asa Sul / L2 Sul-Norte (Esplanada) / W3 Norte-Sul

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade