18/12/2021 às 15:17, atualizado em 19/12/2021 às 09:41

Sábado (18) de vacinação com segurança alimentar 

Instalados próximos aos restaurantes comunitários, pontos de imunização ajudaram população a colocar vacinas contra a covid-19 e influenza em dia

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

“É a Secretaria de Saúde aproximando a vacina das pessoas, e isso vai fazer com que a gente melhore cada vez mais a cobertura vacinal aqui no DF”Manoel Pafiadache, secretário de Saúdeesquerda

A iniciativa do Governo do Distrito Federal de promover refeições natalinas nos restaurantes comunitários foi também uma oportunidade para quem precisava colocar o cartão de vacina em dia. Na ação batizada de Nosso Natal, realizada, neste sábado (18), equipes estavam preparadas para aplicar a primeira dose, a segunda dose ou a dose de reforço dos imunizantes contra a covid-19.

“É a Secretaria de Saúde aproximando a vacina das pessoas, e isso vai fazer com que a gente melhore cada vez mais a cobertura vacinal aqui no DF”, afirmou o secretário da pasta, general Manoel Pafiadache, durante visita à ação no Restaurante Comunitário de Samambaia, localizado na ADE, conjunto 15, lote 1/2.

A vacinação ao lado do restaurante foi o incentivo para a guardadora de carros Ana Cristina Santos, 42 anos, finalmente receber a primeira dose. “Eu estava com medo das reações, mas o medo da doença é maior. Então, eu vim aqui e aproveitei que não tinha fila”, contou. Ela até poderia escolher entre os imunizantes da AstraZeneca ou da CoronaVac, mas preferiu receber a que ficou disponível mais rápido. “A que me proteger está boa”, assegurou.

“É unir o útil ao agradável. Muita gente não tem tempo na semana e ter essa vacinação no sábado ajuda”Uelton Gonçalves, morador da Estruturaldireita

Secretarias e órgãos do DF se mobilizaram para aproveitar a programação especial dos restaurantes e levar à população outros serviços, que iam da educação de trânsito, promovida pelo Detran, ao atendimento das concessionárias de água e energia. “A política de segurança alimentar e nutricional não poderia ficar só, ela precisa estar integrada”, explicou a subsecretária de Segurança Alimentar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Karla Lisboa.

Foi o caso da adolescente Bruna Tozatti, 16 anos, que foi ao restaurante comunitário da Estrutural com a família e aproveitou para receber a segunda dose do imunizante da Pfizer. “É muito importante para os adolescentes se vacinarem. Querendo ou não, a gente é o público que mais sai de casa, que mais fica exposto”, opinou.

E as tendas de vacinação atraíram até quem só aproveitou a facilidade de ter um ponto de vacinação mais acessível, perto de casa, nesta manhã de sábado (18). Pai e filho, Uelton Gonçalves, 39 anos, e João Vinícius Gonçales, 13 anos, aproveitaram a oportunidade. “É unir o útil ao agradável. Muita gente não tem tempo na semana e ter essa vacinação no sábado ajuda. Eu trouxe ele para vacinar e descobri que eu já poderia tomar a dose reforço”, comemorou Uelton.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF