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05/01/2022 às 16:55, atualizado em 05/01/2022 às 19:29
Trabalho sobre mulheres inspiradoras deu ao centro de ensino de línguas primeiro lugar no concurso Colegio del Año en Español 2021
Aos 45 do segundo tempo, no dia 31 de agosto, o coordenador do curso de espanhol do Centro Interescolar de Línguas 2, da Asa Norte, Deivison Carvalho, redigia as últimas palavras do projeto que consagraria a unidade como vencedora no concurso Colegio del Año en Español 2021. Até a divulgação dos ganhadores, mês passado, o misto de ansiedade e nervosismo tomou conta do professor, que acredita nada ser por acaso.
Os Centros de Línguas de Taguatinga (CILT) e Guará (CILG) também foram finalistas na categoria vencida pelo CIL 2direita
“Já havia desistido de realizar a inscrição do nosso projeto. Quando soube da prorrogação do prazo, resolvi tentar”, conta Deivison. Ele recorda ter colocado um alerta no celular para lembrar a data. “Eram dias de muita correria no Centro. Mas, de última hora, comecei a detalhar nosso trabalho. Tinha até às 23h para enviá-lo. Quando faltavam 15 minutos, finalizei. Finalmente apertei o botão e pronto! Lá estava nosso projeto”, lembra.
No portfólio encaminhado foram apresentados trabalhos realizados nas salas de aula desde 2018. Entre eles, o projeto Mujeres que nos Inspiran. “Trabalhamos com os alunos o papel da mulher na atual sociedade. Tivemos palestras, análises e, para retratar todo o aprendizado, os alunos fizeram cartazes com o tema e apresentaram no Instituto Cervantes”, comenta Deivison.
Participaram do concurso instituições de 15 estados brasileiros. A unidade venceu na categoria 3: Centros de Línguas. Outros dois CILs do Distrito Federal também ficaram entre os finalistas — Taguatinga (CILT) e Guará (CILG) — na mesma categoria. Um dos trabalhos enviados pelo CILT foi sobre a Semana da Espanha, em que retrataram a cultura espanhola. O CILG apresentou um blog literário em língua espanhola.
“Tudo que realizamos nas salas de aula tem objetivo de fazer o aluno sentir que o espanhol está presente em tudo, na internet, no programa que assiste ou no rótulo do alimento que consome”Deivison Carvalho, coordenador do curso de espanhol do CIL 2esquerda
Foram duas fases, a primeira com a análise dos projetos pela Comissão de Avaliação, formada por especialistas do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e do Colégio Miguel de Cervantes. A segunda, uma entrevista com as escolas e centros de idiomas finalistas para aprofundar os aspectos destacados no projeto.
Evolução notória
Já formada em espanhol pelo CIL 2, a ex-aluna Gabriela Nunes foi convidada pelo coordenador para participar da segunda etapa do concurso, a entrevista com a banca examinadora. E não economiza elogios sobre a unidade de ensino. “Gosto muito do trabalho desenvolvido no CIL. Sempre vejo melhorias acontecerem e tudo elaborado em prol da comunidade estudantil”, ressalta.
Ela, que além do espanhol, soma em seu currículo de línguas estrangeiras o inglês e o francês, conta que ficou muito feliz com a premiação e acredita que a equipe é merecedora. “A unidade de ensino é praticamente minha segunda casa. Acompanhar essa evolução é gratificante”, completa Gabriela.
Viver o espanhol
Vencer, para Deivison, é validar todos os anos de trabalho desenvolvidos. “Apresentamos alguns projetos, mas posso garantir que temos vários outros interessantes”, relata. O trabalho desenvolvido no CIL 2 tem como meta “desestrangeirizar” a língua estrangeira, assim define o coordenador.
“Tudo que realizamos nas salas de aula tem o objetivo de fazer o aluno sentir que o espanhol está presente em tudo, na internet, no programa que assiste ou no rótulo do alimento que consome”, explica Deivison.
Os centros premiados farão parte de uma rede de colégios de excelência coordenada pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha e o Colégio Miguel de Cervantes.
*Com informações da Secretaria de Educação do DF