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Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/01/2022 às 08:19, atualizado em 05/01/2022 às 15:34
Programa itinerante nas cidades e atenção especial às mulheres, crianças e adolescentes promoveram destaques no ano de 2021
Ampliar a oferta de serviços para garantir ao cidadão seus direitos é uma das premissas da atual gestão do Governo do Distrito Federal (GDF). Ao longo de 2021, mais de 150 mil atendimentos foram feitos em programas de promoção da cidadania, como Carreta da Mulher, Sejus Mais Perto do Cidadão, Sua Vida Vale Muito, centros da Juventude e ações do Procon para garantir os direitos do consumidor. Todas essas atividades foram realizadas de forma presencial ou por meio de ações itinerantes, chegando às 33 regiões administrativas do DF.
O programa Sejus Mais Perto do Cidadão, gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), foi um dos destaques do ano em ações que chegaram mais perto da população mesmo em tempos de pandemia. Foram oferecidos serviços públicos, como emissão gratuita da primeira ou segunda via do RG, assistência jurídica e psicológica, corte de cabelo, além de serviços médicos, apresentações culturais e espaço de lazer para crianças.
Quando se pensa em serviços de cidadania, uma das primeiras lembranças de muitas pessoas é o Na Hora, que reúne, em um único local, representações de órgãos públicos federais e distritais, de forma articulada, para a prestação de serviços públicos aos cidadãos.
Este ano, a unidade da Rodoviária do Plano Piloto, uma das mais requisitadas, passou por uma ampla reforma, a primeira em 20 anos de funcionamento.
O GDF investiu R$ 1,8 milhão nos serviços, que incluíram restauração dos banheiros e copa e substituição do sistema elétrico e do parque tecnológico.
Além disso, a unidade agora conta com acessibilidade e atendimento bilíngue e por libras, com a expectativa de que o tempo médio de atendimento gire em torno de cinco minutos.
Além da Rodoviária do Plano Piloto, as unidades de Brazlândia e Sobradinho também foram reformadas. O ano de 2021 também marcou a chegada do Na Hora Cidades em dois locais: Cidade Estrutural e São Sebastião.
Atenção às mulheres
Garantir políticas públicas de qualidade para a promoção da saúde e segurança da população feminina é um dos objetivos da atual gestão do GDF, com a Secretaria da Mulher (SMDF) coordenando todas essas ações. O ano de 2021 foi marcado por diversas iniciativas em prol das mulheres do DF.
Em abril, foi inaugurada a unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Ceilândia. O local reúne, em uma só estrutura, acolhimento, triagem, apoio psicossocial, além de atendimento da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, evitando que a vítima de violência tenha que buscar serviços fragmentados.
Em breve, o DF contará com outras quatro unidades: São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Sobradinho II e Recanto das Emas. O investimento do GDF é de R$ 6,3 milhões.
Para garantir a igualdade feminina e combater a discriminação de gênero, em 2021 o GDF lançou o II Plano Distrital de Políticas para Mulheres, documento que reúne propostas elaboradas por órgãos governamentais, não governamentais e sociedade civil, divididas em nove eixos. “É um documento construído por muitas mãos, muitos rostos e muitos sonhos, que representa a diversidade do Distrito Federal. O plano traz a marca da inovação e da participação social”, explicou a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.
Por meio de uma unidade móvel, a Carreta da Mulher, a secretaria atendeu mais de 11 mil moradoras em 14 regiões administrativas – Ceilândia, Santa Maria, Brazlândia, São Sebastião, Estrutural, Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Itapoã, Gama, Planaltina, Sobradinho, Varjão e Plano Piloto.
Combate à violência
O ano de 2021 também marcou a criação do Disque 125, canal gratuito de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes do DF.
O serviço foi lançado com a intenção de agilizar o atendimento e proteção de menores vítimas de violência ou outros tipos de violação. Desde sua institucionalização, o Disque 125 recebeu mais de mil denúncias.
Em setembro, o GDF também criou o Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente (ODCA/DF), por meio de decreto para concentrar em um ambiente virtual as principais informações, estudos e dados estatísticos relacionados a esse público, em áreas como saúde, educação, profissionalização, sistema socioeducativo e violação de direitos.
Nas três unidades do Centro da Juventude, localizadas em Ceilândia, Samambaia e Estrutural, mais de 50 mil jovens foram atendidos ao longo do ano e tiveram acesso à cultura, lazer, assistência social, esporte, qualificação profissional e educacional.
“Os centros da Juventude são instrumentos públicos de extrema relevância, com várias histórias de superação e sucesso. São jovens que não tinham perspectiva quanto ao seu futuro e, depois da capacitação e assistência recebida, se tornaram protagonistas de suas próprias vidas”, comenta a secretária da Juventude, Luana Machado.
Defesa do consumidor
Ao longo do ano, o trabalho do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) não parou. Foram mais de 57 mil pessoas auxiliadas, entre atendimentos presenciais, em ações itinerantes, como o Sejus Mais Perto do Cidadão, ou em mutirões para renegociação de dívidas com instituições financeiras.
Além do auxílio aos consumidores, o Procon também reforçou as ações de fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais ao longo do ano. Nos postos de combustíveis, agentes vistoriaram a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento e a transparência da composição dos preços ao consumidor, como a proibição de destaque para valores promocionais como se fossem o preço final.
Em 2021, 117 postos sofreram sanção pela irregularidade na oferta e informação do preço dos combustíveis, e o valor total de multas aplicadas foi de mais de R$ 4,2 milhões.
A segurança alimentar também estimulou diversas ações do Procon de fiscalização e de tomadas de decisão. Em maio, uma ação apreendeu 50 mil dúzias de ovos sem condições de consumo em Samambaia.
A alta dos preços de carnes também fez com que o órgão fiscalizador e a Secretaria de Agricultura (Seagri) editassem uma recomendação para doação de ossos de boi e carcaças de frango e peixe.