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28/01/2022 às 19:02, atualizado em 30/01/2022 às 11:47
Com geração de dezenas de empregos e investimento de R$ 14,3 milhões, etapa abrange pavimentação, remodelação de calçadas e estacionamentos
Uma das mais importantes rodovias para quem transita por Taguatinga e Ceilândia, a Avenida Hélio Prates está em obras. A primeira fase dos serviços, que vai da via N3 até a M1 em Ceilândia, completou, em janeiro, 30% de execução. A reforma pretende uniformizar e modernizar a área que abriga diversas instituições de ensino, de saúde e de esporte, além de residências e um forte comércio.
O foco agora são os trabalhos de pavimentação rígida na via de circulação de veículos na área comercial, que terá ainda uma faixa para descarga, e a construção das calçadas de acessibilidade multiúso com concreto pigmentado com terracota em frente às lojas.
“As calçadas serão acessíveis. Hoje você encontra degraus e desníveis que impedem a circulação e causam dificuldade de locomoção. A gente quer, com essa obra, dar mais mobilidade”, explica o secretário.
Benefício para o futuro
A estimativa é de que a primeira etapa, que tem investimento de R$ 14,3 milhões, seja concluída até junho. “Sabemos que gera um certo desgaste junto aos comerciantes. Temos enfrentado reclamações, mas temos procurado nos reunir com eles para mostrar os benefícios do projeto e também estamos em constante diálogo para atender suas demandas. O resultado final será muito benéfico”, comenta Luciano.
“O que hoje causa incômodos aos comerciantes e frequentadores, em breve, se tornará um benefício muito grande para todos eles, inclusive, valorizando seus imóveis”Fernando Fernandes, administrador de Ceilândiaesquerda
O comerciante Bruno Roberto Gomes, 39 anos, que é dono de uma loja de açaí na área comercial às margens da Avenida Hélio Prates, diz que consegue enxergar as vantagens no futuro. “Vai beneficiar muito o fluxo na avenida toda e, consequentemente, aqui no comércio. Neste primeiro momento atrapalha bastante, mas sabemos que será melhor”, defende.
Acostumada a andar de ônibus, a aposentada Damares Maria Alencar, 71 anos, avalia que os bolsões das paradas de coletivos ficarão mais confortáveis para os usuários de ônibus após o fim das obras. “Acho que vai melhorar, acredito que será mais confortável”, diz.
Essa é a mesma avaliação da dona de casa Marleide Aparecida Ferreira, que acredita que a reforma deixará as paradas de ônibus mais cômodas para os usuários que utilizam a avenida. “Aqui ficava lotado, com muita gente mesmo. Nem cabia na parada. Agora acho que terá mais espaço”, comenta.
O administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, destaca que o projeto vai valorizar a região. “O que hoje é um transtorno e causa incômodos aos comerciantes e frequentadores, em breve, se tornará um benefício muito grande para todos eles, inclusive, valorizando seus imóveis. Estamos modernizando e trazendo uma nova roupagem para a avenida”, afirma.
Próximas fases
A recuperação da Avenida Hélio Prates é mais uma das obras que compõem o Corredor Eixo Oeste. Além desta, estão em andamento a construção do Túnel de Taguatinga, do viaduto da Epig, de dois novos viadutos no Setor Policial e a reforma completa da Estrada Parque Setor Policial Militar (ESPM).
A segunda etapa na avenida compreende o trecho entre a QNG/QI 1 e a EPCT (DF-001) – Pistão Norte, com extensão de 2.010 metros. O processo de contratação da empresa responsável pela execução da segunda etapa da obra segue em andamento por meio de licitação e tem previsão de conclusão em março.
Nessa fase serão feitas a ampliação e a remodelação de calçadas, incluindo acessibilidade e travessias de pedestres; reordenamento e pavimentação de estacionamentos; implantação de ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano; e execução de obras no interior do Parque Ecológico do Cortado e com implantação de lagoas de detenção.
Já a terceira etapa fará modificações na parte central da Hélio Prates, com ciclovia e corredor de BRT, enquanto a quarta fase corresponderá aos serviços de drenagem pluvial principal, corredor de ônibus (BRT), pavimentação asfáltica, ciclovia e complementação da arborização.