02/02/2022 às 18:58, atualizado em 02/02/2022 às 23:15

Semana Pedagógica começa nesta segunda-feira (7)

Palestras com Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé estão na preparação da rede pública de ensino para o ano de recuperação da pandemia

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O ano de 2022 será marcado na educação pública do DF por um projeto pedagógico focado na recomposição das aprendizagens em todos os componentes curriculares. O primeiro passo, para tanto, será dado entre 7 e 11 de fevereiro, quando começa a tradicional Semana Pedagógica – em que os profissionais de educação se reúnem nas escolas, sem a presença dos estudantes, e recebem todas as informações, diretrizes e metas a serem perseguidas ao longo do ano.

A Semana Pedagógica identifica os principais desafios das escolas e ajuda os profissionais a pensarem em soluções que beneficiem os estudantesdireita

Neste ano, a Semana terá uma programação voltada ao diálogo. A Secretaria de Educação colocou à disposição dos educadores um material de apoio, que está dividido por etapa/modalidade. O material é composto com sugestões de estratégias pedagógicas voltadas ao acolhimento, formação continuada e planejamento das atividades a serem realizadas ao longo do ano.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressalta a importância da participação dos educadores para que o planejamento seja ainda mais eficaz. “A Semana Pedagógica identifica os principais desafios das escolas e ajuda os profissionais a pensarem em soluções que beneficiem os estudantes”, explica a secretária.

Programação

Além do planejamento do ano letivo, a Semana Pedagógica incentivará os educadores a terem ainda mais criatividade e inovação. O encontro Um Novo Tempo é um exemplo de ação motivadora. Vai ocorrer nos dias 9 e 10 de fevereiro e estão programadas palestras com o dr. Anthony Portigliatti, da Flórida Christian University, nos Estados Unidos; com Luiz Felipe Pondé, da PUC de São Paulo; e com Leandro Karnal, da Unicamp, também em São Paulo.

O tema desta edição, “Um novo tempo, re(construindo) sonhos e avivando esperanças”, reflete os dois últimos anos letivos desafiadores que a educação teve que enfrentar por conta da pandemia do covid-19esquerda

As palestras serão transmitidas pelo YouTube da Secretaria de Educação. Os horários podem ser consultados clicando aqui, onde também pode ser conferida a programação completa. O evento não ficará gravado para exibição posterior.

Comunidade escolar unida

Para esta edição, o tema é “Um novo tempo, re(construindo) sonhos e avivando esperanças”, pois reflete os dois últimos anos letivos desafiadores que a educação teve que enfrentar por conta da pandemia do covid-19. E o símbolo é o girassol. Quando a flor não consegue luz solar por algum motivo, busca apoio em outros girassóis. A metáfora reflete a força que a união da comunidade escolar teve e tem para encarar as dificuldades dos novos tempos.

Tendo em vista o estado atual da pandemia, a Secretaria de Educação solicitou a todas as escolas do DF que realizem a Semana Pedagógica, mas evitem aglomerações — como cafés nas salas dos professores.

Reuniões e atividades coletivas devem respeitar o distanciamento e as demais normas sanitárias. A secretaria ressalta, ainda, que a organização física das escolas para o recebimento dos alunos no início do ano letivo, em 14 de fevereiro, também deve acontecer de forma a evitar aglomerações e respeitando o distanciamento social.

Os protocolos já estipulados pelas autoridades de saúde, como o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social devem prevalecer durante todas as atividades da Semana Pedagógica.

Serviço:

Palestras:

Data: 9/2 (quarta-feira)
Horário: 9h
Palestra: “Enriquecendo o cenário para construir um novo tempo”
Palestrante: Prof. Dr. Anthony Portigliatti

Horário: 10h30
Palestra: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um novo tempo? Ferramentas motivacionais para a educação”
Palestrante: Prof. Dr Luiz Felipe Pondé

Data: 10/2 (quinta-feira)
Horário: 9h
Palestra: “Avivando esperanças para viver um novo tempo”
Palestrante: Dr. Leandro Karnal

*Com informações da Secretaria de Educação do DF