08/02/2022 às 17:00

Assistência social fortalece atendimento ao cidadão 

Recém-empossados, 152 servidores começaram a receber a lotação definitiva nesta terça-feira (8); maior parte vai atuar nas unidades socioassistenciais

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

“Vamos seguir em busca de mais nomeações, pois fortalecer a política de assistência social é uma das prioridades deste governo” – Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Socialdireita

“Eu passei na posição número 295. Pensava que fosse ser chamada, se é que eu seria, apenas no fim de 2022”, conta a agente social Shirley Nobre, de 23 anos. Convocada em dezembro passado, na sétima leva de aprovados em concurso público, a nova servidora vai trabalhar no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sobradinho 2, próximo à sua residência.

Ela está entre os 152 novos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) que receberam, nesta terça-feira (8), a lotação definitiva. Recém-empossada após aprovação em concurso público, a maior parte desse efetivo vai atuar nas unidades socioassistenciais espalhadas pelo DF. A cerimônia do ato de lotação foi dividida em dois dias para evitar aglomeração e respeitar as medidas de segurança e combate à covid-19. A outra metade conhecerá nesta quarta-feira (9) o local em que vai trabalhar.

Essa foi a sétima leva de chamamentos, totalizando cerca de 700 novos trabalhadores para a pasta. “Zeramos todas as vacâncias, mas vamos seguir em busca de mais nomeações, pois fortalecer a política de assistência social é uma das prioridades deste governo”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

A meta, lembra a gestora, é reforçar as equipes nas pontas, com o foco em atendimento nas unidades socioassistenciais. “Lembro-me que começamos as nomeações em maio de 2020”, conta a titular da Sedes. “Naquela época, a secretaria tinha, exatamente, 1.179 servidores da carreira pública de assistência social. Desde então, nomeamos esses cerca de 700 novos servidores, aumentando esse número em mais de 50%”.

No ano passado, foram registrados mais de 330 mil atendimentos nas unidades, com mais de 7 milhões de refeições servidas nos 14 restaurantes comunitários. Nessas unidades também foi ampliada a oferta de café da manhã de dois para oito restaurantes.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social