07/03/2022 às 14:55, atualizado em 07/03/2022 às 15:14

Escolas reformadas, estudantes beneficiados

Após o trabalho árduo feito durante a suspensão das atividades presenciais, alunos e professores de dois colégios do Gama usufruem das novas estruturas

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Durante o período em que as aulas presenciais foram suspensas, o ambiente nas escolas estava diferente do normal: em vez dos estudantes, eram operários que percorriam os corredores e salas de aula, fazendo diversas reformas. No Gama, após um investimento de cerca de R$ 12 milhões em melhorias nas 50 escolas da região, agora é hora dos estudantes e professores aproveitarem os novos espaços.

“Tudo isso foi feito com um foco pedagógico, para ajudar no processo de educação dos nossos estudantes”, afirma a diretora da EC 21, Cida Serpa

Na área interna, o pátio também recebeu pinturas especiais de diferentes temáticas, como o mar, o espaço e a floresta, que servem como ferramentas pedagógicas para os cerca de 350 estudantes matriculados em turmas do jardim de infância e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A diretora da EC 21, Cida Serpa, detalha a importância dos investimentos feitos no local. “Tudo isso foi feito com um foco pedagógico, para ajudar no processo de educação dos nossos estudantes. Os pais estão muito felizes com a nova estrutura e perceberam que o trabalho que fazemos é em prol das crianças”, afirma.

A coordenadora regional de ensino do Gama, Cássia Nunes, ressalta que o trabalho para beneficiar os cerca de 33 mil estudantes matriculados nas instituições da região vai além das reformas estruturais. “A pandemia trouxe prejuízos pedagógicos a longo prazo e, para mitigá-los, estamos executando projetos interventivos focados na recuperação das aprendizagens”, relata.

Além de verbas do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (Pdaf), as reformas no CEd 08 e na EC 21 também puderam ser feitas com emendas parlamentares dos deputados distritais Daniel Donizet, Martins Machado, Jacqueline Silva, Roosevelt Vilela, Arlete Sampaio, Chico Vigilante, Reginaldo Veras e Leandro Grass.

Escolas reformadas, estudantes beneficiados