22/03/2022 às 19:35, atualizado em 22/03/2022 às 20:02

Com segurança, comunidade volta a desfrutar das áreas públicas

Com apoio das administrações, da CEB Ipes e da Novacap, Polícia Militar desenvolve um trabalho que retoma a qualidade de vida nas cidades

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Um trabalho empreendido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no Núcleo Bandeirante tem obtido resultados animadores. Trata-se de uma ação por meio da qual a prevenção ao crime é reforçada ao mesmo tempo em que se promovem melhorias nos equipamentos públicos das cidades. Assim, tradicionais áreas de lazer são retomadas pela população.

Matsuê Campos: “A gente percebe que os meninos voltaram a jogar bola, a comunidade vai voltando a usar a praça”

Com apoio das administrações regionais, da CEB Ipes e da Novacap, a ação também incluiu substituição das luminárias por equipamentos de LED – que melhoram a luminosidade e reduz o custo de manutenção –, além de podas de árvores e corte da grama. A velha quadra de esportes e o parque ganharam reforma e pintura. Com o ambiente limpo e o monitoramento diário da área pela PM, a prática de crimes caiu drasticamente.

Um dos moradores mais antigos da região, João Cândido da Silva, 80, fez parte do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) por muitos anos e lembra que a área era motivo de preocupação dos moradores. “Hoje está tudo bem-iluminado, as árvores foram podadas”, elogia. “[A ação] traz mais segurança também para quem precisa passar aqui para entrar na cidade”.

Também moradora do Núcleo Bandeirante, a aposentada Matsuê Campos, 56, avalia que a sensação de segurança está de volta. “Eu vinha evitando passear por aqui com o cachorro, só ia para dentro do bairro”, conta. “Já ouvi falar de muito roubo por ali, mas notei agora que recuperaram a quadra, a iluminação está ótima. Então, a gente percebe que os meninos voltaram a jogar bola, a comunidade vai voltando a usar a praça. A presença da polícia também é sinal de tranquilidade”.

O tenente Salvador Júnior reforça: “A pessoa volta a andar pela área verde, os jovens e crianças voltam a brincar na praça. Toda essa higienização, o cuidado com o local, ajuda a polícia na prevenção criminal”. O militar ressalta que a comunidade tem colaborado com o trabalho, interagindo mais com os policiais.

O policiamento comunitário também é elogiado pelo administrador regional do Núcleo Bandeirante, Adalberto Carvalho, que é policial aposentado e conhece as dificuldades da região:  “Esse é um trabalho muito importante. Não se deve fazer só a repressão, mas a prevenção de crimes: a Polícia Militar chegar antes do problema. A administração está auxiliando no que for preciso, buscando os cuidados necessários e a presença dos agentes deixa a comunidade mais à vontade”.

Com segurança, comunidade volta a desfrutar das áreas públicas