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25/03/2022 às 19:34, atualizado em 25/03/2022 às 20:35
Em momentos de muita procura pelos serviços, a direção das unidades define as prioridades e a capacidade de atendimento
Para organizar o fluxo nos prontos-socorros dos hospitais, em momentos de muita procura pelos serviços, a direção das unidades define as prioridades e a capacidade de atendimento, sinalizando o grau de ocupação com bandeiras. Da mesma forma, o paciente é classificado e recebe uma pulseira, que varia de cor, conforme o risco e a gravidade do caso.
As bandeiras decretadas nos hospitais não afetam o atendimento nas UPAs e UBSs. Pacientes sem gravidade devem buscar atendimentos nesses locais, que são os mais adequados a quadros clínicos que não requerem urgência. As cirurgias eletivas e de urgência não são afetadas pela decretação de bandeiras nas unidades de saúde.
Tempo oportuno
A diretora de Urgências, Apoio Diagnóstico e Cirurgias e coordenadora do grupo Condutor Distrital da Rede de Urgência, Juliana Leão Silvestre de Souza, explica que o uso de bandeiras possibilita o atendimento adequado em tempo oportuno.
As cores das bandeiras correspondem ao perfil de classificação do paciente. Se é decretada bandeira vermelha, quer dizer que só vai ser atendido paciente com pulseira vermelhaesquerda
Ela cita a hipótese de uma unidade estar com quatro leitos e, naquele momento, ter 20 pacientes aguardando. “Se a capacidade de atendimento está limitada, é necessário o uso da bandeira para que, de momento, só sejam encaminhados os casos mais urgentes”, exemplifica.
“Embora a decretação da bandeira vermelha restrinja temporariamente o atendimento às demais classificações, é uma ferramenta de sinalização da situação da unidade, sendo importante tanto para os usuários quanto para os demais gestores das unidades de serviços de emergência e órgãos de controle e regulação de urgências, como Samu e bombeiro”, detalha Juliana.
Classificação dos pacientes
As cores das bandeiras correspondem ao perfil de classificação do paciente. Se é decretada bandeira vermelha, quer dizer que só vai ser atendido paciente com pulseira vermelha. No caso da bandeira laranja, são atendidos dessa cor e da vermelha. Assim o atendimento vai sendo ampliado, incluindo as cores amarela e verde, explica a diretora.
Pelo grau de seriedade e de impacto no atendimento, a instalação da bandeira vermelha é atribuição privativa do nível hierárquico de superintendente regional ou do diretor geral de unidades de referência distrital. Há ainda a bandeira negra, que é reservada para os casos que afetem a unidade hospitalar e não permitam o funcionamento mínimo, podendo oferecer risco à saúde dos pacientes ou dos trabalhadores, como em caso de incêndio, contaminação, falha na estrutura do prédio. A instalação da bandeira negra cabe exclusivamente ao secretário de Saúde.
O Protocolo de Classificação de Risco é uma diretriz da Política Nacional de Humanização e é também o balizador do atendimento das portas de urgência e emergência para os pacientesesquerda
Em casos de bandeira vermelha, é preservada a capacidade de atendimento no hospital dos pacientes que também estejam com a pulseira vermelha. São doentes que precisam de atendimento médico imediato e com risco iminente de morte.
A bandeira laranja indica o atendimento para pacientes com classificação da mesma cor e a vermelha. O significado laranja é de potencial risco de agravo com necessidade de atendimento médico e assistência de enfermagem contínua.
A cor amarela na bandeira preserva a capacidade de atendimento para os pacientes com a pulseira da mesma cor, além da laranja e da vermelha. Os pacientes que recebem essa cor de pulseira podem ser atendidos em consultório médico do pronto atendimento por ordem de chegada.
Já a bandeira verde significa que há capacidade plena de atendimento no hospital. Os pacientes com pulseiras verdes e azuis podem ter as demandas absorvidas pelas unidades de pronto atendimento (UPAS) e nas unidades básicas de saúde (UBSs). Os pacientes com as pulseiras nessas duas cores são aqueles sem prioridade no atendimento, como no caso de marcação de consulta.
O Protocolo de Classificação de Risco é uma diretriz da Política Nacional de Humanização e é também o balizador do atendimento das portas de urgência e emergência para os pacientes. Já a classificação das bandeiras dos hospitais está de acordo com a Portaria nº 386, de 2017, e é uma ferramenta de gestão que organiza a fila de espera. O modelo auxilia as equipes assistenciais a priorizar o atendimento a quem mais precisa. Acesse aqui a portaria.
*Com informações da Secretaria de Saúde