30/03/2022 às 18:01, atualizado em 30/03/2022 às 18:14

GDF promove blitz da limpeza no Varjão

Ação educativa envolveu 40 servidores de vários órgãos do governo com o intuito de conscientizar a população local sobre o descarte correto de lixo

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Uma ação compartilhada envolvendo vários órgãos do GDF na manhã desta quarta-feira (30) agitou a cidade do Varjão. Organizada pela administração regional, a Blitz da Limpeza teve como objetivo alertar a população sobre o problema do lixo na região, além de conscientizar e orientar os moradores e comerciantes sobre o descarte correto de resíduos.

“A cidade está muito suja e cada um tem que fazer sua parte, então é muito legal ver essa mobilização do governo para conscientizar as pessoas”, elogia o comerciante Francisco Martins | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Importante e necessária”

Há mais de trinta anos morador do Varjão, o comerciante Francisco Martins, 54 anos, se entusiasmou com o som dos autofalantes dos carros do SLU. “A cidade está muito suja e cada um tem que fazer sua parte, então é muito legal ver essa mobilização do governo para conscientizar as pessoas”, elogia. “É uma ação importante e necessária”, emenda.

Para o arte-finalista e impressor Juraci de Souza, há um ano morador da cidade, a população local ainda não apreendeu a fazer o descarte de lixo. Daí a relevância das ações educativas realizadas essa manhã no Varjão. “Já morei em outras cidades do DF e aqui a coisa está feia, tem que trabalhar bastante essa questão do descarte correto na região”, alerta.

É importante o trabalho de vigilância e supervisão em relação não apenas ao descarte incorreto de resíduos, mas também ao de evitar o acúmulo de lixo nas portas de casa. Subsecretário de Fiscalização de Resíduos Sólidos do DF Legal, José Ribamar destaca o papel do órgão nessa parceria, de alerta aos moradores e comerciantes irregulares. “Realizamos uma ação educativa em toda a cidade. Nesse primeiro momento, vamos instruir aqueles que estiverem irregulares”, detalha o fiscal. “Mas, a partir disso, os que não corrigirem suas ações serão autuados”, avisa.

GDF promove blitz da limpeza no Varjão