15/04/2022 às 15:20, atualizado em 16/04/2022 às 21:20

Viaduto restaurado por alunos do RenovaDF é todo pichado

Passagem que fica no final da Asa Sul estava limpa e recém-pintada. O estrago atrasou o cronograma de serviços do programa que recupera espaços públicos

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

O trabalho feito por cerca de 100 alunos do RenovaDF – programa de qualificação profissional e recuperação de equipamentos públicos do GDF – foi manchado pelo vandalismo. Um dos viadutos da Asa Sul restaurados pela equipe de aprendizes foi todo pichado e rabiscado nos últimos dias. A reluzente pintura na cor cinza, esforço de duas semanas de serviços, foi perdida.

Para amenizar o estrago, por enquanto, foi dada uma demão de tinta nas pichações | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O prejuízo também é outro fator lembrado. “Vamos ter de usar mais cerca de 30 latas de tinta acrílica para eliminar as pichações e finalizar o trabalho”, estima o supervisor do Senai, Pedro Dias. “Além disso, a chuva dos últimos dias já havia atrasado os nossos serviços”, acrescenta. O prejuízo financeiro estimado é de pelo menos R$ 5 mil.

Aluno protesta

O aluno William Alves, 32 anos, morador de Santa Maria, frisa que não apenas o local das pichações mas as paredes inteiras terão de ser pintadas de novo. Segundo ele, o sentimento é de raiva. “Um serviço que gastamos uns 20 dias para fazer é destruído em cinco minutos”, protesta. “Mas, tudo bem. Vamos refazê-lo com todo o cuidado e seguir o nosso aprendizado”. Para amenizar o estrago, por enquanto, foi dada uma demão de tinta nas pichações.

Viaduto restaurado por alunos do RenovaDF é todo pichado