23/04/2022 às 10:51, atualizado em 23/04/2022 às 11:19

Começa a retirada dos tapumes das obras do Túnel de Taguatinga

Medida vai permitir melhora no tráfego de veículos que transitam pela região diariamente; trabalhos já chegaram a 70% de execução

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

“Nossa ideia é permitir que a população acompanhe mais de perto o andamento das obras sem comprometer a segurança”Luciano Carvalho, secretário de Obrasdireita

Cada vez mais perto de ser entregue à população, o Túnel de Taguatinga está com 70% dos trabalhos executados. Com o avanço dos serviços, já começa a ser retirada parte dos tapumes que cercam a obra. A medida promete melhorar o trânsito no centro da cidade e possibilitar a motoristas e pedestres acompanhar mais de perto a evolução dos serviços.

O ritmo acelerado dos trabalhadores está contribuindo para o avanço das obras do Túnel de Taguatinga

“Muito em breve vamos iniciar as obras dos sistemas de iluminação e de ventilação do túnel”, informa o secretário de Obras. “Por último, vamos concluir o boulevard, que prevê a reforma das calçadas, ampliação dos estacionamentos, paisagismo e instalação de equipamentos públicos.”

O túnel

Com investimento de R$ 275 milhões, o Túnel de Taguatinga terá 1.010 m de extensão e contará com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. O Consórcio Novo Túnel é responsável por executar as obras. Os recursos são oriundos de contrato de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.

O túnel fará uma ligação subterrânea para quem segue para Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair direto na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

A obra, em números

→ Valor: R$ 275.744.558,87
→ Lançamento da obra: 14/1/2019
→ Extensão do túnel: 1.010 m, distribuídos em 180 m no trecho de emboque e 830 m cobertos.
→ Volume de concreto utilizado: 90.000m³
→ Quantidade de aço a ser utilizado: 8.000.000 kg
→ Contenções em parede diafragma: 65.000m²
→ Escavação subterrânea: 160.000 m³

Começa a retirada dos tapumes das obras do Túnel de Taguatinga

*Com informações da Secretaria de Obras