25/04/2022 às 16:04

Castração de cães e gatos pode ser reagendada

Prolongamento do prazo tem a meta de diminuir o índice de faltas dos tutores

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Agora é possível reagendar a castração de cães e gatos junto ao Instituto Brasília Ambiental, responsável pelo programa que oferece esse procedimento. Para marcar nova data, o tutor deve entrar em contato com a própria clínica na qual estava marcada a castração.

A Unidade de Gestão de Fauna (Ufau) do Brasília Ambiental adotou essa medida com o objetivo de reduzir o alto número de faltas dos tutores nos dias e horas marcados para a cirurgia. No site da autarquia encontra-se disponível uma pesquisa sobre o tema.

No ano passado, foram registradas quase 2 mil ausências de tutores de pets no dia marcado para a operaçãodireita

“Enviamos o questionário para todos os tutores que não compareceram no ano passado”, informa o assessor especial da Ufau, Rodrigo Santos. “Foram quase 2 mil ausências, um número bem significativo em um universo de 15 mil vagas ofertadas no ano de 2021. Queríamos saber por que eles não levaram seus animais para castrar.”

Ausências

O número de faltosos foi revelado pelo sistema de controle de atendimento adotado na relação do instituto com as clínicas conveniadas. Segundo Rodrigo Santos, inicialmente as ausências se aproximavam dos 50% e diminuíram para 20% a 25% com a redução de intervalos entre as campanhas de castração. Ainda assim, esse índice de faltas é considerado alto.

[Numeralha titulo_grande=”10.330 ” texto=”animais foram beneficiados com a castração gratuita em 2021esquerda

Nas pesquisas, o resultado apontou como maiores motivações para as ausências um conjunto de situações fortuitas, como impossibilidade do tutor em obter dispensa no trabalho para levar o animal, algum quadro de doença ou gravidez do pet, entre outros casos.

Esse resultado levou a Ufau a pensar no reagendamento como a melhor solução. “Mas [o reagendamento] obedece a regras, não é um ´cheque em branco´ para o tutor para que ele possa ir quando quiser”, explica Rodrigo. “Exceto em casos de doença do animal comprovada, o prazo não pode exceder um mês da primeira marcação.”

Campanhas

Atualmente o Brasília Ambiental mantém convênio com quatro clínicas para o serviço de castração de cães e gatos. São instituições localizadas em Samambaia, Gama, Ceilândia e Paranoá. Este ano já foram promovidas duas campanhas de castração, uma em janeiro e outra em março. A meta do instituto é realizar mais três.

Em 2021, o Brasília Ambiental fez cinco campanhas de castração, uma dessas somente para cadelas. Ao todo, 10.330 animais foram beneficiados com a cirurgia gratuita. No último ano também foram promovidas duas campanhas de vacinação e vermifugação, que beneficiaram cerca de 2 mil animais.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental