Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/05/2022 às 18:27
Curso Promotor de Segurança Cidadã teve duração de três dias; 300 alunos foram capacitados
A programação da oitava edição da Cidade da Segurança Pública, que ocorre em Sobradinho nesta semana, inclui uma novidade: ações para promoção da paz nas escolas. Dessa forma, além da visita de gestores à escola de gestão compartilhada na região, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) promoveu, entre quarta (4) e sexta-feira (6), o curso Promotor de Segurança Cidadã.
Voltado para alunos e professores, a capacitação ocorreu no Teatro de Sobradinho, com carga horária de cinco horas. Entre os temas abordados, estão violência virtual, relações interpessoais, mediação de conflitos, polícia e comunidade e, ainda, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esta edição contou com a participação da coordenação regional de ensino da cidade. A ação será realizada em outras regiões.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, a proposta das disciplinas do curso foi desenvolvida com base em relatos de professores, a partir de reuniões de alinhamento entre a pasta e a Secretaria de Educação (SEE), “com base em acontecimentos ocorridos em diferentes regiões em que vimos a necessidade de atuar em parceria”.
“No curso, foi possível que alunos, cerca de 300, tivessem um momento de reflexão, troca de experiência e partilha, que foi feito também pelos profissionais da segurança pública que ministraram palestras nesses três dias”, destaca.
Por sua vez, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressalta a importância da ação, que está dentro do Plano de Urgência pela Paz nas Escolas. “Ações como esta são essenciais para promover a paz nas unidades de ensino. É uma forma de intensificar a segurança nas instituições e, por isso, estamos ampliando este trabalho em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública. Acreditamos que o curso possa trazer mais segurança para as escolas e para as crianças dentro do ambiente escolar”, frisa.
Apesar de não querer seguir a área policial, a aluna Carina da Silva Ferreira, 17 anos, também ficou impressionada com as palestras que assistiu. “Achei muito bacana conhecer a realidade da profissão e o lado humano dos policiais”, descreve a adolescente, que pensa em atuar como bombeira futuramente.
“Nossa intenção é, especialmente, sensibilizar os participantes sobre meios de se resolver conflitos de forma pacífica e mostrar o quanto isso contribui para a redução da violência. Essa também é uma oportunidade de aproximar profissionais da segurança pública da comunidade escolar e discutir caminhos para se trabalhar de forma integrada”, observa a coordenadora de Políticas Sociais da SSP-DF, Marina Fernandes.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública