Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/05/2022 às 20:54, atualizado em 10/05/2022 às 21:10
Vice-governador Paco Britto anuncia parceria com empresa especializada em aprimoramento de dados; iniciativa piloto foi lançada no Paranoá
Na tarde desta terça-feira (10), em visita à sede da Recicla Mais Brasil, cooperativa de catadores do Paranoá e do Itapoã, o Governo do Distrito Federal (GDF), representado pelo vice-governador Paco Britto, apresentou a dezenas de catadores, gerentes e síndicos de condomínios um projeto piloto tecnológico, voltado para a digitalização de processos por inteligência artificial. Com o intuito de aumentar a produtividade dos cooperados, o projeto será implantado na Recicla Mais Brasil por meio de uma parceria com uma empresa de Brasília.
“O lançamento desse projeto é muito importante para a gente, pois vai otimizar, facilitando nosso trabalho, e, principalmente, dar transparência para o catador, que não precisará esperar até o fim do mês para ter acesso direto à produção. Será tudo feito por meio de um registro diário”Cristiane Pereira, presidente da Associação de Catadores Recicla Mais Brasildireita
A partir do aprimoramento da gestão de dados, o projeto piloto permite agilidade na comercialização de recicláveis, bem como maior transparência de dados para todos os cooperados, por meio de uma plataforma de inteligência artificial. Trata-se da primeira cooperativa do DF a receber esse tipo de ferramenta tecnológica com smartphones. O acesso é por meio de login e senha pessoal.
Paco Britto foi recebido na sede da cooperativa, no Paranoá, pelos presidentes da cooperativa e da Associação de Catadores Recicla Mais Brasil, respectivamente, William Sousa Santos e Cristiane Pereira. “Estou muito feliz com esta inovação para a cooperativa”, disse Santos.
“O lançamento desse projeto é muito importante para a gente, pois vai otimizar, facilitando nosso trabalho, e, principalmente, dar transparência para o catador, que não precisará esperar até o fim do mês para ter acesso direto à produção. Será tudo feito por meio de um registro diário”, explicou Cristiane, lembrando que, atualmente, o resultado financeiro da produtividade dos catadores é feito manualmente.
Atenta aos discursos, a catadora Ediely Carla de Sousa, 26 anos, vibrou com a novidade. “Vai ser muito importante. Hoje, não podemos fazer dívidas, programar uma viagem, por exemplo, porque não sabemos o quanto vamos receber. Com o aplicativo, vai facilitar, pois terei noção para programar [os gastos]”, avaliou. A mãe de Nathaly, 2 anos, ficou desempregada durante a pandemia, mas, em dezembro do ano passado, “abraçou a oportunidade” de fazer parte da instituição. “Fui bem recebida por todos. Aqui é uma família que nos acolhe”, elogiou.
Recicla
A Recicla Mais Brasil é uma instituição composta pela união de famílias de catadores do Paranoá. Desde 2011, contribui oficialmente, no Distrito Federal, com ações pela valorização dos profissionais catadores e no processo de separação, triagem e reciclagem dos resíduos descartados.
Além do Paranoá, a instituição atua no Itapoã e em seis grandes condomínios do Jardim Botânico. O projeto de reciclagem social, que combina ação ambiental e social no Paranoá e no Itapoã, visa ao aumento real de renda para os catadores da cidade e suas famílias.