18/06/2022 às 10:29, atualizado em 18/06/2022 às 10:47

Mina abastece obra do túnel com cerca de 45 mil litros de água por dia

Operários da construção descobriram uma nascente que percorre a passagem subterrânea no trecho mais próximo à Avenida Samdu

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O cenário da construção do Túnel de Taguatinga pode parecer hostil para quem não frequenta canteiros de obra. Maquinário pesado, muita poeira, barulho constante… A paisagem é inóspita. Mas ali no trecho mais próximo à Avenida Samdu, a natureza deu um jeito de se fazer presente com toda sua leveza.

Durante a escavação do Túnel 1, por onde os carros vão trafegar no sentido Brasília–Ceilândia, os operários descobriram uma mina subterrânea de água. A nascente percorre as fases 2 e 3 da passagem – caminho que vai mais ou menos do meio da construção até o seu desemboque.

A produção da mina é suficiente para encher de 40 a 45 mil litros de água limpa por dia; o que não é utilizado na obra é despejado no Córrego do Cortado

O esforço para preservar a mina intacta é constante. O piso está sendo construído, aos poucos, por cima da nascente. “Vamos disciplinando o curso da água com a ajuda das valas e, aos poucos, conquistamos terreno”, afirma Antônio Carlos. “A mina continuará correndo por baixo da laje de fundo.”

Mina abastece obra do Túnel de Taguatinga 45 mil litros por dia