05/07/2022 às 16:40

Casa da Mulher Brasileira abre as portas do alojamento de passagem

Novo espaço começa a funcionar nesta quarta-feira (6) e estará aberto 24 horas por dia para acolher mulheres vítimas de violência

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Nesta quarta-feira (6), às 10h30, será aberto o alojamento de passagem da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Ceilândia, que agora vai funcionar 24 horas por dia. Trata-se de um espaço de abrigamento temporário para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, acompanhadas, ou não, de filhos. No local, as vítimas poderão ser amparadas e ficar em segurança até que sejam tomadas as providências e dados os encaminhamentos para seu caso.

O alojamento de passagem vai acolher prioritariamente mulheres em risco iminente de morte ou cujo agressor tenha descumprido medida protetiva de urgência

O encaminhamento da vítima é realizado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher ou pela equipe de acolhimento e triagem do apoio psicossocial da Casa da Mulher Brasileira.

Ao chegar ao alojamento, a mulher e seus dependentes recebem alimentação e um kit de higiene pessoal, além de serem distribuídas fraldas para aquelas que estiverem acompanhadas por seus bebês. O espaço conta com 14 camas, cozinha, uma sala de tevê e uma brinquedoteca para as crianças.

Durante sua estada, a mulher acolhida poderá ser encaminhada aos demais serviços oferecidos pela CMB, como os atendimentos de apoio psicossocial ou ações voltadas à autonomia econômica.

Após 48 horas no alojamento de passagem, ela deverá ser conduzida à própria residência, para a casa de parentes ou para outro serviço de abrigamento, como a Casa Abrigo. Em qualquer outra circunstância, caberá ao serviço de apoio psicossocial da Casa da Mulher Brasileira e à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher a elaboração, juntamente com a usuária, de um plano de segurança pessoal.

Serviço
Abertura do Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira
Data: quarta-feira (6), às 10h30
Local: CNM 1, Bloco I, Lote 3, Ceilândia.

*Com informações da Secretaria da Mulher