Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/07/2022 às 07:04
Declive de chácara localizada em Planaltina em relação ao canal do Rio Pipiripau é usado para otimizar o sistema com redução de custos para o agricultor
A princípio, Adão não estava muito confiante quanto à proposta da Emater-DF. “Sugeri ao produtor que eu poderia comprar o equipamento e instalar. Ele se comprometeu em arcar com os custos se o resultado fosse bom. E, no fim, foi bastante positivo”, revela o técnico Marcio Meirelles. O valor do sistema com dez linhas de aspersão foi de pouco mais de R$ 2 mil — muito baixo em relação à economia que o sistema promove.
“O uso da gravidade como otimizador para regar as lavouras, como pode ser feito no Santos Dumont, tem uso limitado no Distrito Federal por causa da planicidade do terreno. Mas onde pudermos aproveitar a natureza a nosso favor, vamos fazer. A próxima fase é concluir o redimensionamento do complexo da chácara”Marcio Meirelles, engenheiro agrônomo da Emater-DFdireita
Adão cultiva feijões e sorgo, mas já plantou milho, alface e outras hortaliças. Possui também algumas vacas — o sorgo é usado para alimentação do gado. “Consegui aumentar a produção e estou economizando também adubo e mão de obra”, acrescenta o produtor, que adquiriu a chácara de 5 hectares em 2004, depois de trabalhar como caseiro no Gama.
Segundo Marcio Meirelles, a ideia agora é melhorar ainda mais o manejo do sistema de irrigação do produtor. “O uso da gravidade como otimizador para regar as lavouras, como pode ser feito no Santos Dumont, tem uso limitado no Distrito Federal por causa da planicidade do terreno. Mas onde pudermos aproveitar a natureza a nosso favor, vamos fazer. A próxima fase é concluir o redimensionamento do complexo da chácara”, conclui o técnico da Emater-DF.
*Com informações da Emater-DF