04/10/2022 às 15:45, atualizado em 07/10/2022 às 19:18

Avança a execução das barreiras de segurança do Túnel de Taguatinga

A passagem subterrânea soma quase 3.400 metros de barreiras new jersey

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 28 de agosto de 2022 –
A new jersey é uma mureta de segurança multifuncional. Geralmente confeccionada em concreto, pode ser usada para separar os fluxos do tráfego, delimitar áreas em obra e resguardar a estrutura das passagens subterrâneas, mantendo as paredes intactas em caso de colisão.

A estimativa é de que a fase 1 – os primeiros 475 metros da passagem subterrânea – da construção das barreiras new jersey do Túnel de Taguatinga seja entregue até o dia 2 de setembro e de que, até o final do mesmo mês, toda a fase 2 esteja guarnecida com as muretas.

“As muretas do Túnel Norte, onde os veículos vão trafegar no sentido Brasília-Ceilândia, já estão prontas”, conta o engenheiro de produção Renes Cândido. “Nos próximos dias, terminamos a estrutura de segurança do Túnel Sul, que faz o percurso Ceilândia-Brasília”, afirma.

Por sua vez, no lado oposto do Túnel de Taguatinga, chamado de fase 2, a construção das barreiras está prevista para ser concluída em 30 dias. “Terminamos o serviço no Túnel Sul em 1º de setembro – 98% das new jersey estão prontas”, afirma o engenheiro civil José Alfredo Aguiar. “Vencida essa etapa, passamos imediatamente a trabalhar no Túnel Norte.”

Nas áreas de emboque e desemboque do Túnel de Taguatinga – ou seja, na entrada e saída da passagem –, a mureta tem mais uma função: evitar que qualquer veículo vá parar na outra pista se houver algum acidente. “Essas barreiras são muito resistentes ao choque, com a vantagem de ocuparem um espaço bem pequeno”, explica Aguiar.

A passagem subterrânea soma quase 3.400 m de barreiras new jersey. O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no Brasil e vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O valor investido na construção está na ordem dos R$ 275 milhões.

Avança a execução das barreiras de segurança do Túnel de Taguatinga