Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 13:15
Iniciativa faz parte do projeto Manutenção, que durante dez meses ensinará técnicas circenses em quatro regiões administrativas do DF
Brasília, 15 de agosto de 2022 – A partir desta segunda-feira (15), o Circo Vitória abre suas portas aos moradores do Guará que desejarem aprender técnicas como trapézio, tecido acrobático, acrobacias aéreas – conhecida como lira –, bambolê e malabares, tudo de forma gratuita. A iniciativa faz parte do projeto Manutenção do Espaço do Circo Vitória, que recebeu R$ 160 mil em recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para, durante dez meses, levar os segredos da arte circense a quatro regiões administrativas: Recanto das Emas, Guará, Riacho Fundo II e Samambaia. As aulas serão realizadas nas segundas e terças-feiras, a partir das 14h, durante dois meses e meio, no Circo Vitória, no Guará II.
A proprietária do Circo Vitória, Loiri Teresinha Mocelim, afirma que serão disponibilizadas 120 vagas para a etapa de oficinas circenses do Guará. A região administrativa é a segunda a ser beneficiada pelo projeto. A primeira foi o Recanto das Emas, que contou com a participação não só de estudantes, mas de moradores da comunidade em geral. A divulgação do projeto em cada RA é feita de forma online. “Estamos mantendo viva a cultura circense, ensinando artes muito antigas, antes restritas ao ambiente do circo, para que possam continuar encantando e possam também vir a ser uma opção profissional para alguns desses alunos”, enfatiza Loiri, que administra o circo com seus filhos e netos.
O autor do projeto Manutenção do Circo Vitória, Marcelo Fonteles, ressalta que esta é a primeira vez que a companhia recebe recursos do FAC. “Esta iniciativa é uma forma de manter a história do circo e da arte circense”, diz o gestor.
“Estamos mantendo viva a cultura circense, ensinando artes muito antigas, antes restritas ao ambiente do circo, para que possam continuar encantando e possam também vir a ser uma opção profissional para alguns desses alunos”Loiri Teresinha Mocelim, dona do Circo Vitóriadireita
O Circo Vitória nasceu em 1993, no interior de São Paulo, com a quinta geração da tradicional família circense Almeida, formada por grandes trapezistas. Nos seus quase 30 anos de história, percorreu diversos estados brasileiros, de diversas regiões, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná, e atua há oito anos no DF, realizando espetáculos e desenvolvendo ações sociais. Nessas atividades, promove espetáculos solidários em creches, asilos e instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para a arrecadação de brinquedos e alimentos, entre as quais se destaca o Natal Solidário. O Vitória está no Guará há oito anos. A próxima oficina acontecerá em Samambaia e, por último, será a vez do Riacho Fundo II.
Serviço
O que: Oficinas gratuitas de arte circense para estudantes da rede pública de ensino, de 6 a 14 anos (trapézio, tecido acrobático, acrobacias aéreas – lira –, bambolê e malabares)
Quando: A partir de 15 de agosto. Às segundas e terças-feiras
Duração: 2 meses e meio
Onde: Sede do Circo Vitória – EQ 31/33, ao lado do Edifício Consei, no Guará II
Acessibilidade: Reserva de vagas, uso de VLibras e autodescrição nas ações de divulgação
Inscrições: (61) 98381-5537 (WhatsApp)
Programação:
Segundas-feiras
Aula de lira – das 14 às 15h
Aula de bambolê – das 15 às 16h
Aula.de malabares – das 16 às 17h
Terças-feiras
Aula de malabares – das 14 às 15h
Aula de trapézio – das 15h30 às 17h30