Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 19:31
A exposição ‘Amor, I Love You’ exalta a beleza e a força de oito mulheres que venceram o câncer de mama
O Palácio do Buriti está colorido de rosa. A iluminação do prédio, ao longo deste mês, reflete a cor que simboliza o mês de luta pela prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. No Salão Branco da sede do poder executivo local, a exposição de fotos Amor, I Love You retrata oito mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama e conseguiram reconstruir a autoconfiança, a autoestima e a força para viver.
“Este mês, nós passaremos por diversos pontos do DF para oferecer, em parceria com o Sesc, exames de mamografias, exames preventivos e citopatológicos, a inserção do DIU e palestras de conscientização”, complementa a secretária da Mulher.
A carreta do Sesc estará no Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural, juntamente com a unidade móvel da Secretaria da Mulher, o Ônibus Sesc + Saúde e a Carreta da Mulher do Sesc. Serão disponibilizadas 800 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e 800 vagas para exames citopatológicos, em mulheres com idade entre 25 e 64 anos.
As interessadas na mamografia deverão fazer cadastro prévio por meio da administração das RAs visitadas ao longo do mês. Será preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o agendamento do exame.
Já o Ônibus Sesc + Saúde fará 20 atendimentos por dia, divididos em consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino, o DIU. Para o exame preventivo, a mulher deverá ter de 25 a 64 anos e levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do SUS. Quem quiser fazer a inserção do DIU de cobre precisa estar com o preventivo em mãos, com validade de até 1 ano, e com teste de gravidez de sangue feito nas últimas 24 horas, caso não esteja menstruada. Menores de idade precisam estar acompanhadas de responsável.
Além dos exames oferecidos pelo Sesc-DF, a equipe da Secretaria da Mulher levará informações sobre os cuidados preventivos oferecidos pela rede de saúde e sobre o autoexame das mamas, bate papos e palestras sobre a promoção da saúde feminina, assim como orientações sobre o enfrentamento à violência de gênero, sobre o fluxo de atendimento nos equipamentos da SMDF e sobre o cadastro para os cursos gratuitos ofertados pela pasta.
Também ocorrerá a ação #SextaRosa, em parceria com o Sinduscon-DF, por meio do convênio da Rede Sou Mais Mulher. A equipe da secretaria percorrerá canteiros de obras do Distrito Federal levando às trabalhadoras da construção civil palestras informativas sobre prevenção e enfrentamento ao câncer de mama.
*Com informações da Secretaria da Mulher