04/10/2022 às 11:04, atualizado em 04/10/2022 às 14:49

Pavimento rígido começa a ser colocado no Túnel de Taguatinga

Camada é a terceira e última do piso por onde passarão os veículos diariamente

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 3 de agosto de 2022 – Mais um importante passo na construção do Túnel de Taguatinga foi dado no início deste semestre. Na última semana de julho, iniciou-se a colocação do pavimento rígido sobre a laje de fundo da estrutura. Os termos parecem complexos, mas nada mais são do que a última camada do pavimento por onde passarão, diariamente, milhares de veículos por dia, seja rumo ao Plano Piloto ou na via contrária em direção a Ceilândia, a Samambaia, ao Gama e, claro, a própria Taguatinga.

São aproximadamente 17 cm de espessura do revestimento composto por placas de concreto de Cimento Portland (PCS) com durabilidade de até 30 anos. A estrutura tem capacidade muito maior que a pavimentação composta de massa asfáltica e que, de acordo com a intensidade de uso, exige constante manutenção ou substituição.

Na primeira semana foi aplicado o último concreto do piso em 180 metros em duas das três faixas de rolamento do túnel sul. A terceira faixa só é concretada posteriormente, para agora dar mobilidade às máquinas e aos operários durante a execução dessa etapa.

O pavimento é concretado em três etapas. Na primeira escava-se o terreno, regulariza o solo e aplica-se um lastro de brita. Para melhorar as etapas seguintes e impedir o contato direto da massa com a terra, é colocada uma lona com uma camada de concreto magro de aproximadamente 10 cm. Na etapa seguinte é posta a armação da laje de fundo de 50 cm a 83 cm e, só depois disso tudo, vem o pavimento rígido.

“Cada uma das etapas tem um tempo de cura – secagem do concreto – de no mínimo 28 dias, uma das razões pelas quais não se faz todas ao mesmo tempo”, explica o engenheiro de produção do túnel Renes Cândido.

Pavimento rígido começa a ser colocado no Túnel de Taguatinga