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04/10/2022 às 17:50, atualizado em 11/10/2022 às 08:01
O terreno por onde passará a via está em fase de limpeza; feita a compactação do solo, começa o processo de pavimentação asfáltica da faixa de rolamento
Brasília, 25 de setembro de 2022 – A pista que vai conectar o Túnel de Taguatinga à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) começou a ser construída. Das antigas faixas de rolamento que passavam pela área, nada restou. O asfalto já foi retirado e os operários investem, agora, na limpeza do terreno. É a preparação para a pavimentação asfáltica, processo composto por cinco passos que garantem a qualidade final do serviço.
A construção de uma via com asfalto resistente e durável começa pela sub-base. “Aplicamos um produto chamado solo-cal no terreno já limpo e compactado”, afirma o engenheiro Renes Cândido. “Esse composto de argila e cal melhora as características do solo, deixando a área pronta para receber a base da pavimentação”.
Por cima do solo-cal, os operários espalham uma camada de brita graduada simples (BGS). A mistura de pó com brita passa por compactação para, em seguida, ganhar um banho de piche. “É o que chamamos de imprimação, processo que aumenta a aderência do asfalto”, explica Renes. “Terminada esta etapa, é hora de aplicar a capa asfáltica”.
As faixas de rolamento são revestidas por três camadas de asfalto com 5 cm de espessura cada, espalhadas e compactadas a uma temperatura de 145 ºC. “Entre uma e outra, ainda fazemos o banho de ligação com emulsão asfáltica”, completa Renes. “Todo esse processo resulta em vias resistentes e duráveis”.